TCC - 2024
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA / Ano Letivo: 2024
TRABALHOS COMPLETOS
Nº | ACADÊMICO(A) | ORIENTANDOR(A) | TÍTULO |
1 | Ana Claudia da Silva Correia | Dra. Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar | Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: primeiras aproximações |
2 | Amanda Patrícia da Silva Pereira | Dra. Terezinha Oliveira | A perspectiva de tsunesaburo makiguchi acerca da complexidade no ensino: educação e formação humana |
3 | Amanda Raphaela dos Santos Soldan | Dra. Giselma Cecilia Serconek | Literatura infantil e os processos de alfabetização e de letramento sob a perspectiva da teoria histórico-cultural |
4 | Ana Heloisa Coelho Silva | Dra. Aline Frollini Lunardelli | O espaço da infância na escola: uma análise da concepção de formação para a infância presente na bncc a partir da teoria crítica |
5 | Ana Luiza Alves Franchin | Dra. Renata Franqui | Análise das atribuições do conselho de classe: de espaço de reflexão pedagógica a instrumento de aprovação/reprovação discente |
6 | Bárbara Ventura de Siqueira | Dra. Maria Eunice França Volsi | Políticas para a formação inicial de professores da educação básica no brasil: em discussão as ações decorrentes do pne 2014-2024 |
7 | Bárbara Yuka Moraes Watanabe | Dra. Giselma Cecilia Serconek | A transição da educação infantil para ensino fundamental: uma análise sobre o currículo de maringá à luz da teoria histórico-cultural |
8 | Beatriz Bueno Favaron Alves | Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara | Gestão Democrática nas escolas municipais de Maringá-Pr: análise da Lei complementar 1.096/2017 |
9 | Camila Cavalcante Thomazetti | Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais | O estágio curricular obrigatório e a formação inicial de professores |
10 | Carlos Daniel Moresqui Caetano | Dra. Terezinha Oliveira | Reflexões sobre o aprendizado e linguagem entre Chomsky e Skinner |
11 | Cássia Aparecida da Silva Monfré | Dra. Simone de Souza | A intervenção docente no processo de aquisição da leitura pelo disléxico |
12 | Dhyulia Maria Cardoso Grudin | Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara | O uso de medicamentos para crianças com Transtorno De Déficit De Atenção e Hiperatividade (TDAH) em Maringá-Pr |
13 | Diego Ricardo Ferreira | Dra. Jani Alves da Silva Moreira | Políticas educacionais para o ensino médio e a concepção empresarial: a relação trabalho e educação |
14 | Eliana Nunes da Silva Tinti | Dra. Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula | A produção acadêmica sobre Cartas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
15 | Emanoelle Beatriz Natal Fonseca | Me. Italo Ariel Zanelato. Coorientadora: Elza Midori Shimazaki | Desafios e Estratégias Na Flexibilização Curricular Para Estudantes Com Deficiência ou Transtornos Específicos de Aprendizagem Em Contexto Escolar Inclusivo |
16 | Emilly Eduarda Pugin de Amorim Ferreira | Dra. Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar | Práticas da educação positiva no ambiente educacional: algumas reflexões |
17 | Erika Renata de Oliveira Silva | Dra. Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula | O conceito de autonomia para paulo freire e as contribuições para a formação de professores e suas práticas educativas com crianças |
18 | Fabiana Gonçalves de Paiva | Dr. Fernando Wolff Mendonça | Compreender o impacto do ensino remoto na formação da inteligência das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental |
19 | Gabriela de Souza Lampe | Dr. Marco Antonio de Oliveira Gomes | Os ideais educativos de maria lacerda de moura e a luta pela emancipação feminina na primeira república |
20 | Giovana Ferreira da Silva | Dra. Raquel dos Santos Quadros | Transtorno do espectro autista: práticas pedagógicas possíveis |
21 | Giovana Helen Genaro | Ma. Poliana Hreczynski Ribeiro | O conceito do brincar nos documentos da educação infantil: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural |
22 | Igor Mattos Pizeta | Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini | A inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola e a aprendizagem dos estudantes com tdah |
23 | Isabella da Silva Dal Lago | Dra. Renata Franqui. Coorientadora: Dra. Camila Maria Bortot | A organização de tendências e práticas pedagógica e a (re)produção de uma escola desinteressante para jovens e crianças da atualidade |
24 | Isadora Marques do Prado | Dra. Leonor Dias Paini | Alfabetização e letramento em crianças com Transtorno do Espectro Autista |
25 | Jenifer Fernanda Lopes da Silva | Dr. Paulo Rogério de Souza | As políticas educacionais no brasil pós-década de 1990 e a formação social do cidadão |
26 | João Henrique dos Anjos Rodrigues | Dra. Mariana Costa do Nascimento | Teatro, jogos simbólicos e formação docente: um estudo a partir da teoria piagetiana |
27 | João Vitor Silva Ribeiro | Dra. Marivânia Conceição Araújo | Desigualdade de Acesso de Estudantes Negros/as do Ensino Superior: Uma análise a partir da Portaria n° 1025/2019 da UEM |
28 | Joseane Maísa dos Reis | Dra. Heloisa Toshie Irie Saito | Afetividade e desenvolvimento infantil a partir da análise do documentário O começo da vida (2016) |
29 | Joyce Caroline Silva Pereira | Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara | Wallon: interações entre aspectos cognitivos e afetivos no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil |
30 | Julia Almeida de Oliveira | Dra. Renata Franqui | A infância desapareceu?: reflexões acerca do que é ser criança na contemporaneidade e os impactos do uso exacerbado de tecnologias digitais |
31 | Julia Gardini dos Anjos | Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais | "Por que continuo professora?": A significação da atuação docente em formação continuada |
32 | Julia Mamoni Silvestre | Dra. Hilusca Alves Leite | Reflexões sobre a educação inclusiva: uma análise dos componentes curriculares nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá |
33 | Juliane Mayara Tarozo | Dra. Rozenilda Luz Oliveira de Matos | Empatia e cooperação: a importância das fábulas na educação infantil |
34 | Karolayne Cellini Nicoletti | Dra. Maria Eunice França Volsi | Planos de carreira e remuneração do magistério da educação básica: em discussão as metas 17 e 18 do PNE 2014-2024 |
35 | Karolayne dos Santos Bonfim | Dra. Vanessa Freitag de Araújo | Música na Educação Infantil: Explorando os benefícios e as Intervenções Pedagógicas |
36 | Lariane Miquele Lopes de Oliveira | Dra. Nadiane Feldkercher | Práticas de musicalização com crianças de 4 a 6 anos e as contribuições para o desenvolvimento infantil |
37 | Larissa Gabriely Pereira do Nascimento | Ma. Poliana Hreczynski Ribeiro | A inclusão afetiva de alunos com altas habilidades ou superdotação no ensino fundamental |
38 | Leila Isabel Fagundes Gonzalez | Dra. Maria Cristina Gomes Machado | Infância e desenvolvimento infantil na perspectiva de maria montessori no século XX |
39 | Lilia Rodrigues de Mira Sola | Dra. Vanessa Freitag de Araújo | Letramento literário na alfabetização: o papel transformador da literatura infantil |
40 | Luana Justo Ferreira | Dra. Terezinha Oliveira | A retórica em sexto empírico e a sua importância na ação formativa do professor |
41 | Maria Carvalho Champoski | Dra. Aparecida Meire Calegari Falco | A Neuroeducação Como Prática Contribuinte a Pedagogia Hospitalar |
42 | Maria Clara Ito de Souza | Dra. Renata Franqui. Coorientadora: Dra. Camila Maria Bortot | Afetividade na relação professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática de teses e dissertações (2013-2023) |
43 | Maria Eduarda Moreira Mazzer | Dra. Ana Priscilla Christiano | O papel da escola na luta contra a violência sexual infantil |
44 | Maria Fernanda Oliveira de Souza | Dra. Renata Franqui. Coorientadora: Dra. Camila Maria Bortot | Contrapontos e intencionalidades em alfabetização no brasil: em foco a política nacional de alfabetização (2019) e o compromisso nacional criança alfabetizada (2023) |
45 | Maria Isabela Toscano Malaquias | Dra. Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula | Cartas de crianças em tratamento de saúde: ensinamentos sobre esperança e resiliência para a educação |
46 | Mariane Cristina dos Santos Santana | Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais | A atividade Criadora e o princípio da mediação no ensino e aprendizagem de matemática |
47 | Marielly Aparecida Fagundes Dias | Dra. Maria Cristina Gomes Machado | A pedagogia histórico-crítica e a emancipação dos agentes inseridos em escolas periféricas |
48 | Milena Chacon Seranini | Dr. Gilmar Alves Montagnoli. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara | Reflexões sobre a evolução da psicogênese da leitura e a da escrita |
49 | Milena Moor do Nascimento | Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara | A dimensão científica do lúdico: contribuições da obra psicologia do jogo, de Elkonin |
50 | Natalia Orlando da Silva | Dra. Denize Helena Lazarin | A importância do ensino bilíngue na infância |
51 | Natalia Rosa Omodei | Dra. Mariana Costa do Nascimento | Epistemologia genética e Alfabetização: Uma revisão dos Tcc's do curso de Pedagogia-Uem (2018-2023) |
52 | Patrícia Silva de Paula | Dr. Gilmar Alves Montagnoli | A Política Nacional De Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Percurso Histórico, Avanços e Desafios |
53 | Rafaela Canuto Jorra | Dra. Jani Alves da Silva Moreira | POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO PARANÁ: a Dança como linguagem do componente curricular de Arte e as possibilidades do Balé Pedagógico |
54 | Rebeca Fermino dos Reis | Dra. Cristiane Batistioli Vendrame | Alfabetização no Brasil: contribuições e impactos do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
55 | Sabrina dos Santos Domingos | Dra. Raquel dos Santos Quadros | Inclusão: a busca por uma formação docente integral |
56 | Sarah Emily Alves da Silva | Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini | Violência cibernética, adolescência e educação: reflexões sobre promoção da pacificidade na escola |
57 | Suelen Mendes Gutierres | Dra. Jani Alves da Silva Moreira. Coorientadora: Dra. Paula Gonçalves Felicio | A educação infantil e o trabalho do professor: uma análise sobre as políticas de profissionalização docente no contexto pós-pandêmico (2021-2023) |
58 | Tayna Fernandes Vieira | Dra. Jani Alves da Silva Moreira | Políticas para a educação cívico-militar no paraná: dilemas e perspectivas |
59 | Vanessa do Prado Ribeiro | Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara | BNCC ensino de Arte: elementos para qual formação artística? |
60 | Vitoria Carolina da Silva Lorenzato | Dra. Lucilene Lusia Adorno de Oliveira | A mediação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental na aprendizagem do conhecimento matemático |
61 | Vitória de Valöis Veloso Beneli | Dra. Vânia de Fátima Matias | As influências docentes na constituição identitária profissional discente: estado do conhecimento |
62 | Vittoria Maria Girotto | Dra. Aparecida Meire Calegari-Falco | Pedagogia hospitalar e o desenvolvimento da criança e do adolescente: um olhar humanizado |
63 | Wanessa Darodda Gigliotti | Dra. Aparecida Meire Calegari-Falco | A Atuação do Pedagogo e a Recreação Hospitalar: Interfaces Pedagógica |
64 | Wellinton Paulino | Dra.Thaís Godoi de Souza | Relação público-privada no município de maringá: uma análise da educação infantil |