+

TCC-2021

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA / Ano Letivo: 2021

TRABALHOS COMPLETOS

 

ACADÊMICO(A)

ORIENTADOR(A)

TÍTULO DO TCC

1 ALICE DE OLIVEIRA MOREIRA SILVA DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
2  ALINE CLAUDIA DA SILVA  DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA  PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARANAENSE (2011-2018)
3  ALINE GONÇALVES DE LIMA  MA. SIMONE SARTORI JABUR  O PAPEL IDEOLÓGICO E PEDAGÓGICO DE A PEQUENA SEREIA: UMA ANÁLISE COMPARADA DA VERSÃO ANIMADA DA DISNEY E DO CONTO ORIGINAL DE HANS C. ANDERSEN
4  ALINE HENKER GARCIA  DRA. ELOISA ELENA DA SILVA  A LEI DO MAIS FRACO: DESAFIO SUPERADO OU EM PAUTA?
5  ALINE MARIA SOUZA SILVA  DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI.  INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
6  AMANDA APARECIDA DE OLIVEIRA  DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE.  ABUSO SEXUAL E AS PRÁTICAS PREVENTIVAS ABORDADAS EM LITERATURAS INFANTIS
7  AMANDA GABRIELE MEIRELES RIBEIRO  DRA.JEINNI KELLY PEREIRA PUZIOL  ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ALGUMAS REFLEXÕES
8  AMANDA SEGANTIN DE FARIA  DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI  UM, DOIS, TRÊS INCLUSÃO! O RETRATO DAS RELAÇÕES ESCOLARES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PELA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA
9  ANA BEATRIZ URBANO  DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK  PRODUÇÃO TEXTUAL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: LIMITES E POSSIBILIDADES DO LIVRO DIDÁTICO
10  ANA CAROLINA DE OLIVEIRA JAVORSKI  DRA HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. COORIENTAÇÃO: MA.DEBORA LUPPI SOUTO.  ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2017-2021)
 11  ANA FLÁVIA OLIVEIRA CAJUEIRO DA SILVA  DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON  AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE WALLON
12   ANA LUIZA DINIZ CECONELO  DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK  OS LIVROS DIDÁTICOS E SUAS ORIENTAÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO
13   ANA PAULA DA CUNHA PINHEIRO  DRA HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. COORIENTAÇÃO: Ma.DEBORA LUPPI SOUTO.  A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE NAS PESQUISAS BRASILEIRAS DE 2015 A 2020
14   ANA PAULA DE OLIVEIRA DA ENCARNAÇÃO  DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL  A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS SOB O OLHAR DA PRECEPTORA ALEMÃ INA VON BINZER (1881-1883)
15   ANA PAULA NUNES  DRA. ANALICE CZYZWSKI  A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE LIVROS INFANTIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
16   BIANCA NAOMI DE LIMA  DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI.  O BULLYING NOS FILMES DE ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE
17   BRUNA APARECIDA MARAN  DR. JOSÉ JOAQUIM PEREIRA DE MELO.  REFLEXÕES SOBRE FÉ E RAZÃO EM SANTO AGOSTINHO
18   CAMILA HELOISE PAES  DRA. TEREZINHA OLIVEIRA  O CONCEITO DE INTELECTO EM TOMÁS DE AQUINO: A POTÊNCIA INTELECTIVA COMO CONDIÇÃO DE APRENDIZAGEM
19   CAMILA SCHILLER BERNINI BUGHI  DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON  A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
20   CAROLINE NASCIMENTO RAMOS  DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK  OS ESTUDOS DOS ESPAÇOS ESCOLARES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
21   DANIELE DOS SANTOS CARDOSO   DR. VINÍCIUS STEIN.  A INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS DESENHOS DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
22   DANIELY AYUMI SHIMOKAWA   DRA. MARIA CRISTINA GOMES MACHADO  OS ESCRITOS FEMININOS DO PERIÓDICO “A ESCOLA: REVISTA DO GRÊMIO DOS PROFESSORES PÚBLICOS” DO PARANÁ (1906-1910)
23  DAYANE CARVALHO DE PAULA  DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI  DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (DPA) EM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDOS PRELIMINARES
 24  DEBORA SOUZA SANTOS  DR. PAULO ROGÉRIO DE SOUZA  ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESTINADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL PARANAENSE A PARTIR DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE E EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL DO PARANÁ (2021)
25   EDILEUSA LAURINDA BARBOSA  DRA. ROSANGELA CELIA FAUSTINO  EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROPOSTAS EDUCATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
26   EDNA CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES  DRA. APARECIDA MEIRE CALEGARI-FALCO.  PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UEM (2015 – 2019)
 27  ELVIRA NIVAGTANH CRESPIM  DRA. ROSANGELA CELIA FAUSTINO  ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA BILINGUE NO PARANÁ: DA ALFABETIZAÇÃO À UNIVERSIDADE
28   ÉRICA PRISCILA MOURA  DRA. SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO  JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA VYGOTSKYANA
29   FERNANDA BATISTA DA SILVA  DRA. ELOIZA ELENA DA SILVA MARTINUCCI.  POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE RELAÇÕES DE GÊNERO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
30   FERNANDA CARLA PENQUIS  DRA. SANDRA R. CASSOL. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA  GERAÇÃO NEM E O PROJETO DE VIDA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO PARANAENSE, SOB O NOVO IDEÁRIO NEOLIBERAL
31   FERNANDA CRUZ AMARAL  DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE.  A IMPLEMENTAÇÃO DOS JOGOS SIMBÓLICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
32   GABRIELA BARBOSA DA SILVA  DRA. APARECIDA MEIRE CALEGARI-FALCO.  PEDAGOGIA HOSPITALAR E DOMICILIAR: A IMPORTÂNCIA DESSE DIREITO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE
33   GABRIELA CAROLINE BRESSAN ALVES  DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE.  O MOVIMENTO COMO EXPRESSÃO GENUÍNA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
34   GABRIELA DE ASSIS CAMARGO  DRA. ELMA JÚLIA GONÇALVES DE CARVALHO  A INFLUÊNCIA DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA EDUCACIONAL "SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL” DO GRUPO POSITIVO SOBRE OS ÍNDICES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS DO PARANÁ
35   GABRIELA DE BRITO PEREIRA  DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA  EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO PARANÁ
36   GABRIELA GOSDAG DIAS  DRA. TEREZINHA OLIVEIRA  APROXIMAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO SOBRE O INTELECTO EM TOMÁS DE AQUINO O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH.
37   GABRIELY SILVEIRA NOGUEIRA  DRA. VANESSA FREITAG  PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS NA LITERATURA DE RUTH ROCHA: ESTUDOS SOBRE A ILUSTRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
38   GÉSSICA CRISTINA SABINA COELHO DA SILVA  DR.ª LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS  “NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA!”: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
39   GIOVANNA BRUNA FRANCO REDMERSKI  DR. DELTON FELIPE  A DIVERSIDADE NA LEGISLAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
40   GLEIVAN HOLANDA PINHEIRO  DRA. SIMONE DE SOUZA.  ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO EXPOSITIVO A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E DE DOCUMENTOS OFICIAIS
41   HELOISA CRISTINA VERONEZZI  DRA. MARIA CHRISTINE BERDUSCO MENEZES.  O CURRÍCULO DA ESCOLA INDIGENA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?
42   HELOÍSA MARIA R. REZENDE  DRA. SANDRA R. CASSOL.  EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL ATRAVÉS DE OFICINAS DE BRINQUEDOS
43   HELOISE CRISTINE PIRES  DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE  O PROCESSO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19
44   ISABELA ROSSI RONCOLETA  DRA. TEREZINHA OLIVEIRA  A CAPACIDADE RACIONAL DO HOMEM E AS ARTES LIBERAIS DE O TRIVIUM: REFLEXÕES SEGUNDO HUGO DE SAINT-VICTOR
45   IZABELA TAVECHEO AMADEU  DRA. EDNÉIA REGINA ROSSI. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA  ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE E A SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ
46   JENNIFER GABRIELLY BOB  DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON  A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE PATOLOGIZAÇÃO/MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
47   JENNIFER MICAELE MARTINS SILVEIRA  DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI.  O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA ANÁLISE COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
48   JÉSSICA CAROLINA ESTELAI CARDOSO  DR. MADDOX - CLEBERSON DIEGO GONÇALVES.  VIOLÊNCIA SEXUAL COMO TEMA NA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES NO TEMPO PRESENTE
49   JESSICA FIORATI DOS SANTOS DENA  DRA. TEREZINHA OLIVEIRA

 REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT ACERCA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA

 50  JESSICA REGINA GENARO  DRA. GIZELI APARECIDA

 MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

 51  JÉSSICA YASMIN ZACARIAS PIMENTA  DRA. SIMONE DE SOUZA.  POLISSEMIA DE TERMOS PARA ALFABETIZAÇÃO E SUAS CORRELAÇÕES COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO CURSO ABC - ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA
 52  JHENIFER LICERO SCHUETE SILVA  DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS  ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
53   JOELMA ALEXANDRE CHUMARQUE DE MIRA  DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES  LIDERANÇA NA GESTÃO ESCOLAR: PERIGOS QUE GUARDAM SEU SENTIDO
54   JULIANA REGINA DA SILVA  DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI.  ESCOLA, UM LUGAR DE TRANSTORNO?: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE AS DEMANDAS ESCOLARES E OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR
55   JULIANI CORDEIRO DOS REIS  DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI  OS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
56   LARISSA RODRIGUES MARÇOLA  DR. ROGER DOMENECH COLACIOS  A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A UNIVERSIDADE: ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA (UEL/UEM)
57   LETÍCIA APARECIDA BALESTRI  DRA.SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO  CONSELHO DE CLASSE: ESPAÇO DE REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
58   LETÍCIA DIAS BARBOSA DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA  HISTÓRIAS DA PRETA: CONSCIÊNCIA NEGRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
59   LETICIA FERNANDA MONTEIRO SANTOS  MA. SIMONE SARTORI JABUR  UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
60   LISLAINE CAROLINE PONCE   DR. JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO  EDUCAÇÃO EM AGOSTINHO DE HIPONA: O PAPEL DO MESTRE TERRENO NA FORMAÇÃO HUMANA
61   LUANA FERREIRA DE OLIVEIRA  DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES  O TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR: UM OLHAR TANGENCIAL A PARTIR DO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ
62   MARIA EDUARDA DE ALVARENGA  DR. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES  IMPRENSA EDUCATIVA: VERIFICAÇÕES ACERCA DA EMANCIPAÇÃO FEMININA NO JORNAL ANARQUISTA “A PLEBE”
63   MARIA LUIZA EVANGELISTA GIL  DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS  POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO
64   MARIANA SELINI BORTOLO  DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI.  A MILITARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PRESENTES NO MANUAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES DE 2020
65   MARIANA OLÍVIA RODRIGUES COSTA DR. MARCOS PEREIRA COELHO.   LEITURA E LITERATURA INFANTIL: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
66   MILENA KONDRATOWSKI ESTABILE  DR.A JEINNI KELLY PEREIRA PUZIOL  A POTÊNCIA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIA QUEER, INTERSECCIONALIDADE E DECOLONIALIDADE EM GAROTA, MULHER, OUTRAS DE BERNARDINE EVARISTO
67   MILENE DA SILVA FARIAS  DRA. EDNÉIA REGINA ROSSI  AS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DESEMBARGADOR AMORIM LIMA
68   MIRIAM PEREIRA DA SILVA  DR. ISAIAS BATISTA DE OLIVEIRA  TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: POSSÍVEIS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TDAH
69   NAYARA DA SILVA DE OLIVEIRA  DRA. APARECIDA MEIRE CALEGARI-FALCO.  AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DA CASA DEI BAMBINI (1907) NO QUARTIERE SAN LORENZO EM ROMA (ITÁLIA): SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
70   NATÁLIA GALANTI RAYMUNDO  DRA. EDNEIA REGINA ROSSI. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA  “EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO”: REFORMA DO ENSINO MÉDIO, MERCANTILIZAÇÃO E DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
71   NATALIE KLISTENN DE ANDRADE  MA. SIMONE SARTORI JABUR  EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
 72  NATHÁLIA GENERALI PAULO   DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA  A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
73   NATHALIA SGARBOSSA PIRES  DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS  A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE OS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
74   NATHAN VINICIUS NOGUEIRA  DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS  O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
 75 PAMELA PORTO DE FREITAS   DRA. SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO  RESGATE DE MEMÓRIAS DE INFÂNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO SOB O OLHAR DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO
 76  PATRICIA APARECIDA NARDELI DOS SANTOS  DR. ISAIAS BATISTA DE OLIVEIRA  AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA INCLUSÃO DO ALUNO COM ESPECTRO AUTISTA
77 PAULA GUEDES DA SILVA DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA EDUCAÇÃO, SOCIEDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO JUÍZO – JOVENS INFRATORES
78 PRISCILA DA SILVA BONIFÁCIO DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES. COORIENTAÇÃO: ANALICE CZYZEWSKI AS PROPOSTAS DE CONDORCET (1743-1794) PARA A EDUCAÇÃO FEMININA DO SÉCULO XVIII
79 RAFAELA NOIA ROCATELLI DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI. CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
80 SHARA DA SILVA BARBOSA DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE A EVOLUÇÃO DESSE CONCEITO E OS MITOS E AS CRENÇAS QUE O ACOMPANHAM
81 SUELEN APARECIDA DA SILVA QUEMEL DR. VINÍCIUS STEIN. ATIVIDADES CRIADORAS COM PINTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS
82 SUZIANI GONÇALVES DAVANZO DR MARCOS PEREIRA COELHO INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
83 TAMIRES CAROLINE DA COSTA DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK. COORIENTAÇÃO: PROFA. DRA. MARTA SUELI DE FARIA SFORNI RELAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DE ESTUDO PROPOSTAS POR DAVIDOV E O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA CRIANÇA
84 TAYANE REGINA BRENZAN  DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA PRÁTICAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PROPOSTAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MARINGÁ: TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
85 TAYNA EDUARDA DA SILVA MATOS DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS O JOGO E A MATEMÁTICA: PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO
86 THAYNÁ DOS SANTOS DA SILVA DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES O USO DO ORGANOGRAMA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
87 VALDINÊS APARECIDA GOULART FELIPIN DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL. COORIENTAÇÃO: DRA. ANALICE CZYZEWSKI ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PANDÊMICO (2020-2021).