TCC-2022
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA / Ano Letivo: 2022
TRABALHOS COMPLETOS
Nº | ACADÊMICO(A) | ORIENTADOR(A) |
TÍTULO DO TCC |
1 | AMANDA CAROLINA NICOLETE GALVANI | DRA. EDNÉIA REGINA ROSSI | ESCOLA EMEF DESEMBARGADOR AMORIM LIMA: MUDANÇAS NO AGRUPAMENTO DE ALUNOS E A APRENDIZAGEM COOPERATIVA |
2 | AMANDA BARBADO ALVES | DR. ISAIAS BATISTA DE OLIVEIRA JUNIOR | “DE ZERO À HERÓI”: UMA ANÁLISE DO PERSONAGEM LITERÁRIO PERCY JACKSON EM SUA JORNADA DE ALUNO “PROBLEMÁTICO” À HERÓI DO OLIMPO |
3 | AMANDA CHRISTINA PEREZ RUIZ | DRA. ANA PRISCILLA CHRISTIANO | RELAÇÃO DE GÊNERO COM O BRINCAR DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
4 | AMANDA EMILY YONAMINI | DRA. MARTA LUCIA CROC | O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PERÍODO PANDÊMICO (2020-2021) |
5 | ANA BEATRIZ DOS SANTOS TREVISAN | DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO. COORIENTAÇÃO: ME. LUCAS MEN BENATTI | A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUSICALIZAÇÃO E ENSINO |
6 | ANA KAROLINA DE OLIVEIRA | DR. ROGER COLACIOS | MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: CONCEITO DE NATUREZA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) |
7 | ANDREIA CARVALHO DA SILVA | DRA. MARTA CHAVES | A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
8 | BÁRBARA MARIA DE PAULA ARAÚJO | DRA. MARTA CHAVES | CECÍLIA MEIRELES E A LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO |
9 | BEATRIZ ARAUJO CORDEIRO | MA. SIMONE SARTORI JABUR | ANIMAÇÃO PROCURANDO DORY: INCLUSÃO SOCIAL EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
10 | BEATRIZ DAMACENO DA SILVEIRA | DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON | A INERSUBJEIVIDADE ENTRE PROFESSOR ALUNO: AS CONTRIBUIÇÕES DO EFEITO PIGMALEÃO |
11 | BEATRÍZ LUSTRE BESSON | ME. LUCAS MEN BENATTI. COORIENTAÇÃO: DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO | REGGIO EMILIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES CRIATIVAS E IMAGINATIVAS |
12 | BEATRIZ PERDIGÃO GANASSIN | DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
13 | BRENDA ACHETE | ME. LUCAS MEN BENATTI. COORIENTAÇÃO: DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO | A CONTRIBUIÇÃO DA ROTINA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
14 | BRUNA APARECIDA DAMASCENO | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: EM FOCO A ALFABETIZAÇÃO |
15 | BRUNA DA SILVA PASSOS | DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS PARA O MERCADO DE TRABALHO: AS REFORMAS EDUCACIONAIS PÓS GOLPE DE 2016 |
16 | BRUNA DOS SANTOS BRASIL | DR. JOÃO PAULO BALISCEI | “MASCULINIDADES E FEMINILIDADES À VENDA”: GÊNERO, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO EM ANÁLISE DE VITRINES DE BRINQUEDOS |
17 | CAMILA DE MELO CAVALCANTE | DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
18 | CARLA DOMINIQUE MARINOZZI | DR. JULIANO MOTA PARENTE. COORIENTAÇÃO: DAIANE LETÍCIA BOIAGO | O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR |
19 | DANIELI GOMES DA SILVA | DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON | TEA E A EDUCAÇÃO: ABA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
20 | DÉBORA FERNANDA RAMOS SILVA | DR. MARCOS PEREIRA COELHO | PSICOSE INFANTIL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO |
21 | DEYSIELY CRISTINA FREITAS | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | A ÁLGEBRA COMO EIXO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
22 | ÉLIDA CRISTINA PINHEIRO DA CRUZ | DRA. VÂNIA DE FÁTIMA MATIAS DE SOUZA | POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS A PARTIR DOS DOCUMENTOS DO ESTADO DO PARANÁ |
23 | ELIS REGINA LOFRANO ZANO | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | REFLEXÕES ACERCA DA INFLUÊNCIA DAS FANFICTIONS SOBRE A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO |
24 | ELOISA MANTOVANI PEREIRA | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): REFLEXÕES SOBRE A EXIGÊNCIA DE AVALIAR A PARTIR DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
25 | EMILLY CICOLIN FREIRIA DA SILVA | DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI | ADAPTAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DO TRABALHO EM EDUCAÇÃO INFANTIL |
26 | ÉRICA DA SILVA SOUSA | DRA. HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. COORIENTAÇÃO: PRISCILA BORBA DA COSTA | O PAPEL DO ADULTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL |
27 | ESCHILEY MAITANA DA SILVA MORO | DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL | A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DADA PELA LEI 13415/2017: PERCURSOS DA IMPLEMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ |
28 | ESTER EMERICK NASCIMENTO | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | FORMAÇÃO CRISTÃ NO SÉCULO IV: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PENSAMENTO POLITÍCO-RELIGOSO DE AMBRÓSIO DE MILÃO |
29 | GABRIELA MARIA DE SOUZA ROSA | DRA. HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. COORIENTAÇÃO: GILMARA LUPION MORENO | ESCOLA, ADOÇÃO E TEORIA PSICOGENÉTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
30 | GABRIELE FAVARO DOS SANTOS | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI | A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO ELEITORAL: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO RECOMENDAÇÕES DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAL EM QUESTÃO |
31 | GABRIELE TAISA LIZIER CUSTÓDIO | DRA. NADIANE FELDKERCHER | PROFESSORAS INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
32 | GEOVANNA GABRIELLE CUSTODIO | DRA. JEINNI KELLY PEREIRA PUZIOL | GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL: REFLEXÕES CRÍTICAS |
33 | GIOVANA GIROTTO | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | PRINCÍPIOS E AÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS À CRIANÇAS COM TEA |
34 | GIOVANA HELLENN COELHO ARAUJO | DR. FERNANDO WOLFF MENDONÇA | O TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE RESPALDADA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL |
35 | GIOVANA RODRIGUES GOMES | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | A RETÓRICA NO LIVRO DA VIRTUOSA BENFEITORIA |
36 | GIOVANA SECUNDINI SILVA | DR. JOSÉ APARECIDO CELORIO | AS RELAÇÕES POR MEIO DA COOPERAÇÃO, COM PREDOMÍNIO NA COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NOS AMBIENTES ESCOLARES |
37 | GIOVANNA TROMBELLI GROSSO | DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI | ANSIEDADE INFANTIL NO ÂMBITO EDUCACIONAL: A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR |
38 | HELENA MARIA DE OLIVEIRA BESSON | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | ARISTÓTELES E A TERCEIRA IDADE: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO FILÓSOFO SOBRE A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS IDOSOS |
39 | INGRIDY REBERTI MILANI | DR. JULIANO MOTA PARENTE | UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ – PR |
40 | ISABELA CARDOSO VIDO | DRA. ANALICE CZYZEWSKI | AS ESTRATÉGIAS PARA ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19 (2020-2021) |
41 | ISABELA MANIERI VALÉRIO | DR. MARCOS PEREIRA COELHO | FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: UMA ANÁLISE DA TEORIA DE AUGUSTO CURY SOBRE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS |
42 | ISADORA CERES DE ANDRADE MOREIRA | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: POSSIBILIDADES PARA INCENTIVAR A LEITURA LITERÁRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
43 | JAINE LAYANE LIBERATO ALBERTO | DRA. HILUSCA ALVES LEITE | ANSIEDADE INFANTIL: TRANSTORNOS ANSIOSOS DA INFÂNCIA, ANÁLISE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL |
44 | JANAÍNA EUGÊNIA BATISTA | DRA. MARTA LUCIA CROCE | FILOSOFIA PARA O PENSAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÃO, APLICAÇÃO E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS |
45 | JANAINA RODRIGUES DA CRUZ | DRA. LUCIANE GUIMARÃES BATISTELLA BIANCHINI | NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES SOBRE O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA APRENDIZAGEM |
46 | JÉSSICA CARINE DOS SANTOS CARLI | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | TEXTOS LITERÁRIOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: QUAL É O CONHECIMENTO NECESSÁRIO AO ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO? |
47 | JÉSSICA REGINA GENARO | DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO. COORIENTAÇÃO: ME. LUCAS MEN BENATTI | O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS |
48 | JOÃO VITOR FERREIRA DE ALVARENGA | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA. COORIENTAÇÃO: DRA. MARIANA COSTA DO NASCIMENTO | EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A UNATI/UEM E A CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES |
49 | JOSIELE PATRICIA MACHADO | DR. FERNANDO WOLFF MENDONÇA | OS RISCOS CAUSADOS PELA ALTA EXPOSIÇÃO AO TEMPO DE TELA, OCASIONADO DEVIDO AO PERÍODO DE ISOLAMENTO DEVIDO CRISE SANITÁRIA E EDUCACIONAL DECORRENTE DA COVID 19 |
50 | JULIANA DA SILVA | DRA. APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO | PEDAGOGIA HOSPITALAR: ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR |
51 | KAROLINA ROSA DIAS | DR. MARCOS PEREIRA COELHO | A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA UNIVERSIDADE |
52 | LAÍZA MOREIRA DOS SANTOS | DRA. HILUSCA ALVES LEITE | GÊNERO E BRINCADEIRAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO- CULTURAL |
53 | LARA GABRIELA DE OLIVEIRA MILANI | DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO. COORIENTAÇÃO: ME. LUCAS MEN BENATTI | EDUCAÇÃO INFANTIL: O IMPACTO DA TECNOLOGIA E A FUNÇÃO DO BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM |
54 | LARISSA COSTA DE MORAES | DR. MARCOS PEREIRA COELHO | O PAPEL DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS |
55 | LARISSA DE SOUZA MAIAN | DRA. REGINA LÚCIA MESTI | A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
56 | LARISSA SOUZA DE ALMEIDA | DRA. ANALICE CZYZEWSKI | O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E OS IMPACTOS NA ALFABETIZAÇÃO |
57 | LARYSSA KUCHAR | DRA. ANALICE CZYZEWSKI | AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE |
58 | LAURA DE CÁSSIA FONTES ROSA | DR. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES | VÍNCULOS ENTRE A TEORIA DO CAPITAL HUMANO E A REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968: A LEI 5.540/681 |
59 | LEONARDO CARBONERA GIROTTO | DRA. EDNÉIA REGINA ROSSI MORAES | A ECOFORMAÇÃO E A ECOPEDAGOGIA: ALGUMAS CONEXÕES CONCEITUAIS |
60 | LETICIA GASPAR | DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI | DEPRESSÃO INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A DEPRESSÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA REALIDADE ESCOLAR |
61 | LETICIA PAZINATO MENDONÇA | DRA. MARTA CHAVES | ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE |
62 | LUANA APARECIDA DEPIERI | DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AÇÕES VOLTADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA APROVAÇÃO DO PEE (2015-2025) |
63 | LUANA CONTE SIMÕES | ME. LUCAS MEN BENATTI. COORIENTAÇÃO: DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO | A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA DE REGGIO EMILIA |
64 | LUANA SAYURI FOGAÇA TSUNETA | DR. ISAIAS BATISTA DE OLIVEIRA JUNIOR | FAMÍLIA E ESCOLA: O RETRATO DE UMA RELAÇÃO POR MEIO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA |
65 | MARIA EDUARDA PIVATTI | DRA. VANESSA FREITAG DE ARAÚJO | “NÃO É UM POTE! É UM CARRINHO”: AS POSSIBILIDADES DOS BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
66 | MARIANA CRISTINA VICENTE PEREIRA | DR. PAULO ROGEIRO DE SOUZA | POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS RETROCESSOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNC-FORMAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA |
67 | MARIANA LETÍCIA DE OLIVEIRA MAZONI | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO CUIDADO DE PESSOAS VULNERÁVEIS: PESSOA IDOSA E CRIANÇA (1990 - 2022) |
68 | MICHELLE CAROLINE QUEIROZ GONÇALVES | DR. ISAIAS BATISTA DE OLIVEIRA JUNIOR | DESIGUALDADE DE GENÊRO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO ARTIGOS PUBLICADOS NO PORTAL DA CAPES ENTRE OS ANOS DE 2016 A 2021 |
69 | NATÁLIA CARLOS FERREIRA MARTINS | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI | INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES COM BASE NA EXPERIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE MANDAGUARI - PR |
70 | NATÁLIA DE SOUSA DALA ROSA | DRA. NADIANE FELDKERCHER | PROFESSORAS ALFABETIZADORAS INICIANTES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL SOBRE O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO |
71 | NATHALIA CRISTINA LAZARETTI DA SILVA | DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | OS OBJETIVOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS DO PROJETO PEDAGÓGICO PRESENTES NAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES |
72 | NATHALIA MARIA MANIERI | DRA. MARTA CHAVES | PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: A CULTURA CORPORAL DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
73 | NAYARA ANDRESSA MARANGONI | DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON | DEPRESSÃO INFANTIL E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE A INTER-RELAÇÃO PEDAGÓGICA DE ALUNOS NA FAIXA ETÁRIA DE 6 A 7 ANOS |
74 | NICOLY CAROLINE TORRENTE SABINO | DR. CLEBERSON GONÇALVES (MADDOX) | A POTÊNCIA DA LITERATURA ANCESTRAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO |
75 | PAULA MAYARA GONÇALVES ROCHA | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | OS CONCEITOS DE JUSTIÇA E LEI HUMANA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ENTRE ANSELMO DE BEC E TOMÁS DE AQUINO |
76 | RAFAELA DE JESUS DA SILVA | DR. MARCOS PEREIRA COELHO | A INCLUSÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
77 | RAFAELLA SOUZA STUANI | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | EDUCAÇÃO INFANTIL DOS 4 AOS 6 ANOS: A EXPERIÊNCIA DE PAPÉIS SOCIAIS NA OBRA AMARÍLIS (2013) DE EVA MARIA FURNARI |
78 | STEPHANI AVELINO | DRA. GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) |
79 | SUELEN REGINA GOMES GONÇALVES | DRA. MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH | A DESVALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: IMPLICAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
80 | TATIANE REGINA SANTOS | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOCIAL NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS |
81 | TAYNARA CAROLINE TEIXEIRA DA SILVA | DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL |
82 | THAIS BON ALEIXO | DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES | ENCRUZILHADAS DA DEMOCRACIA: UM ESTUDO SOBRE AS ELEIÇÕES DE DIRETORES ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ/PR |
83 | THALIA APARECIDA COSTA DE OLIVEIRA | DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK | A UNIDADE AFETIVO-COGNITIVA NO PROCESSO DE ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DAS PESQUISAS NO PERÍODO ENTRE 2010 E 2022 |
84 | VENÂNCIA JOSEPHINE GRANDE | DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI | FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: EM DISCUSSÃO O PRODUTO INTERNO BRUTO PARA A EDUCAÇÃO NA META 20 DO PNE (2014-2024) |
85 | VITÓRIA MARIA FIORI DE ARAÚJO | DRA. HILUSCA ALVES LEITE | ESTUDOS SOBRE AS INTERVENÇÕES PEGAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDAH |