TCC-2018
DEFESAS EM 2018
Nº. |
ACADÊMICO(A) |
ORIENTADOR(A) |
TÍTULO DO TCC |
01 |
ALINE GONÇALVES DE CASTRO ZANIN |
TEREZINHA OLIVEIRA |
|
02 |
ANA CAROLINA BARRETO |
KETHLEN LEITE DE MOURA |
A musicalização na primeira infância e o primeiro desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
03 |
ANA CAROLINA NUSS RODRIGUES |
GILMAR ALVES MOTAGNOLI |
Reflexões sobre o papel do professor na aquisição da linguagem escrita |
04 |
ANA CLAUDIA DOS SANTOS GARCIA |
ERCILIA MARIA ANGELI |
A literatura infantil de Ruth Rocha e os direitos da criança: contribuições para a promoção da cidadania |
05 |
ANA PAULA DOS SANTOS GOMES |
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
A resistência do movimento estudantil a ditadura civil militar e a reforma universitária de 1968 |
06 |
ANNA PAULA DE JESUS ALMEIDA |
TEREZINHA OLIVEIRA |
Pedro Abelardo e o movimento de revalorização da dialétoca no sec XXI |
07 |
BEATRIZ CORDEIRO ROSA |
JANI ALVES DA SILVA MOREIRA |
Políticas educacionais e o financiamento da educação infantil: uma análise das reformas educacionais atuais(2014 – 2017) |
08 |
BEATRIZ JARDIM DE OLIVEIRA |
ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL |
Redes sociais como espaços de naturalização do pensamento que embala o movimento ‘escola sem partido’’ |
09 |
BEATRIZ TAYNA PEREIRA |
JOSÉ APARECIDO CELORIO |
O atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais em escolas Waldorf: análise de produções científicas (2007 – 2017) |
10 |
BEATRIZ TOMAZOTI DE SOUZA |
NATALIANA F . MEZZARI |
A função do pedagogo nas produções dos professores PDEs-PR (2010 – 2016) |
11 |
BRUNA CASTELHANO |
TEREZINHA OLIVEIRA |
A educação pata Jacques Maritain: considerações sobre os conceitos, de democracia, cidadania e liberdade |
12 |
BRUNA CRISTINA RIBEIRO MARQUIS |
DANIELA POLLA |
|
13 |
CARLOS HENRIQUE DE SOUZA |
DANIELA POLLA |
Instrumentos avaliativos e avaliação da aprendizagem para/nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão da produção acadêmica brasileira de 2007 a 2017 |
14 |
CAROLINE VERZA DE CARVALHO |
LUCIANA CANALLO |
‘’É de mais ou de menos? Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da mat. |
15 |
CHIARA BATAGLINI |
REGINA DE JESUS CHICARELLE |
|
16 |
CRISTIANE DE VASCONCELOS LEHMKUHL |
SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI |
A importância da família no desenvolvimento da criança com transtorno de espectro autista |
17 |
CREDIANE ALVES DE SOUZA |
KETHLEN LEITE DE MOURA |
|
18 |
CRISLAINE APARECIDA PITA |
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
As propostas de Anísio Teixeira no debate educacional (1957- 1961) |
19 |
CRISTINA SCHNEIDER WAGNER |
JANI ALVES MOREIRA |
Políticas para o financiamento da educação básica e custo aluno qualidade(CAQ) e o custo aluno qualidade incial (CAQi): os debates na CONAE e CONAPE |
20 |
DAIANE MIRANDA DOS SANTOS |
ELOIZA ELENA DA SILVA |
|
21 |
DAIANI MANTOVANI |
APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO |
|
22 |
DANIELI BRAMBILA DE SOUZA |
GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR |
Autismo e inclusão:graus do autismo e o olhar pedagógico |
23 |
DANIELLE APARECIDA NUNES SIQUEIRA DA SILVA |
REGINA JESUS CHICARELLE |
O protagonismo infantil na abordaem de Reggio Emilia: uma reflexão sobre as possíveis contribuições a educação infantil brasileira |
24 |
DÉBORA VIDAL DE MORAES |
MARIA TEREZINHA BALLANDA GALUCH |
Educação de ciganos: dificuldades e desafios no processo de escolarização |
25 |
ELISIA BEATRIZ GRANDE |
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
Reforma do ensino superior pela lei nº 5.540/68 e a adequação aos interesses do mercado |
26 |
ESTELA MARIS GUIMARÃES |
MARTA CHAVES |
Contribuição da teoria histórico cultural para o desenvolvimento psíquico na educação infantil |
27 |
FERNANDA EDUARDA MOREIRA |
GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR |
A pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho: utopia ou realidade |
28 |
GABRIELA PORTO SBORDINI DE SOUZA |
ALINE FOLLINI LUNARDELLI LARA |
Formação de professores e o debate sobre as dificuldades afetivas encontradas nas situações de estágio supervisionado: análise das opiniões de acadêmicos do curso de pedagogia |
29 |
GABRIELA TEZOLIN |
SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI |
A dislexia no contexto escolar:contribuições da neurociência acerca do processo de aprendizagem |
30 |
GABRIELLA VICENTE |
ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA |
|
31 |
GRAZIELI BRAMBILA QUEIROZ |
APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO |
O brincar como elemento teraupêutico e cognitivo da criança hospitalizada |
32 |
GIOVANA BEATRIZ TORTOLA DOS SANTOS |
ROZENILDA LUZ |
A importância da capacitação dos professores para atender crianças com necessidades especiais |
33 |
GIOVANNA NASCIMENTO BORNELLI |
ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA |
Contra fatos há argumentos: uma crítica aos critérios diagnósticos de TDAH do DSM V |
34 |
HELOÍSE CRISTINA FERREIRA GÂMBARO |
SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO |
Centro educacional Carneiro Ribeiro: Um olhar para as escolas-classe |
35 |
ISABELA SIBIN CARRARA |
VÂNIA DE FÁTIMA MATIAS DE SOUZA |
|
36 |
ISABELLA RODRIGUES ALMEIDA |
LUCIANA LACANALLO |
O desenvolvimento infantil na abordagem de Henri Wallon: a influêcia da afetividade no contexto escolar |
37 |
JAQUELINE APARECIDA RODRIGUES |
TEREZINHA OLIVEIRA |
Liberdade e emancipação humana segundo reflexões kantianas |
38 |
JAQUELINE BONORA PICÃO |
VÂNIA FÁTIMA MATIAS DE SOUZA |
|
39 |
JAQUELINE DE SOUZA DUTRA |
ADEMIR QUINTILO LAZARINI |
A educação escolar infantil no contexto da revolução industrial – sec XIX |
40 |
JÉSSICA APARECIDA RAMOS |
SUELEM HALIM NARDO DE CARVALHO |
Doutrina para crianças de Ramom Llull: um tratado medieval para a educação de crianças (1274 – 1276) |
41 |
JÉSSICA TOMOLEOTTI |
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
Acordo MEC-USAID: influências nas reformas educacionais brasileiras durante a ditadura civil-militar de 1964-1971 |
42 |
JHENIFER GALINDO AVELINO |
KETHLEN LEITE DE MOURA |
|
43 |
JORDANA MARQUES ROCHA |
ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA |
|
44 |
JULIA RAFDAELA CLAUDINO |
GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR |
Conhecendo a síndrome de Down |
45 |
KAÍQUE RODRIGUES MOREIRA |
APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO |
Mídias educativas: perspectivas pedagógicas |
46 |
KATHIA AMARANTES KANASHIRO |
RUTH SETOGUTI |
Educação domiciliar: estudo sobre as famílias educadoras no Brasil |
47 |
KELLY DE SOUZA ALVES |
LUCIANA LACANALLO |
Apropriação da linguagem matemática:os jogos e os livros didático |
48 |
KHÉSIA PANHOZI VELLOZO |
SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI |
Hábitos orais deletérios na infância: implicações na aquisição da leitura e da escrita |
49 |
LAIANI GERACINA OLIVEIRA |
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
Gestão da sala de aula: a liderança na atuação docente |
50 |
LARISSA BARTIERI DE SOUZA |
ANALICE CZYZEWSKI |
Relações e diferenças entre as concepções de gestão adotadas em escolas convencionais |
51 |
LARISSA MOREIRA DA COSTA |
TEREZINHA OLIVEIRA |
A prudência como princípio do projeto educacional de Alberto Magno |
52 |
LARISSA NNES DOS SANTOS |
LUCIANA LACANALLO |
Estágio supervisionado investigando concepções de acadêmicos do curso de pedagogia |
53 |
LEANDRA CRISTINA SODRÉ DE SOUZA |
KETHLEN LEIT E DE MOURA |
|
54 |
LEIDIANE CALDERAN DE ANDRADE |
ANALICE CZYZEWSKI |
Alfabetização Waldorf e as teorias que fundamentam a alfabetização a partir do século XIX |
55 |
LETÍCIA ALVES CHAMBÓ |
GILMAR ALVES MONTAGNOLI |
Educação para o trânsito no ensino fundamental: análise de uma iniciativa |
56 |
LETICIA YOHANA MUNIZ |
KETHLEN LEITE DE MOURA |
|
57 |
LUANA MARCELA PEREIRA DA SILVA |
APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO |
Pedagogia hospitalar: um olhar humanizado para as crianças adoecidas |
58 |
MARIA ALINE DE LIMA GOUVEIA |
APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO |
Classe hospitalar: a consolidação de um direito |
59 |
MARIA CÁSSIA DEFENDI |
SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO |
A organização do conselho de classe: um desafio para o pedagogo gestor |
60 |
MAYSA DE MOURA POMPILHO |
MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI |
Políticas de formação e valorização de professores: em discussão as metas do PNE/2014 |
61 |
MICHELE ANDREIA AVELINO NOGUEIRA |
LUCIANA LACANALLO |
Vivências do estágio supervisonado: uma situação de formação |
62 |
MICHELLY MILENA SOUZA NASCIMENTO |
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
|
63 |
MILAINE BENTO DE SOUZA |
SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO |
|
64 |
NATÁLIA GIMENES MONTEIRO |
MARIA EUNICE FANÇA VOLSI |
Educação escolar quilombola |
65 |
PATRÍCIA DA SILVA CAMILO |
APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO |
O uso da música na recuperação e desenvolvimento de crianças hospitalizadas:perspectiva pedagógica |
66 |
RAFAELA AICE SOREECHIO |
LUCIANA LACANALLO |
Wallon e Vigotski: aproximações e distanciamentos sobre a concepção de desenvolvimento humano |
67 |
RAFAELA MARTINS |
ELISA MIDORI SHIMAZAKI |
|
68 |
RAUL MATHEUS DA SILVA |
ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL |
Um projeto social em disputa: análise do pacote de políticas educacionais do banco mundial aos presidenciáveis de 2018 |
69 |
RAYANI ANTONELI DE SOUZA BASSO |
SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO |
Anísio Teixeira e o centro educacional Carneiro Ribeiro: as práticas pedagógicas do setor do trabalho |
70 |
RENATA POLONIO |
LUCIANA LACANALLO |
O recurso jogos é necessário para o ensino de matemática? Uma análise de propostas de jogos nos livros didáticos. |
71 |
SABRINA COSTA ROCHA |
GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR |
Paralisia cerebral: o que as pesquisas abalizam sobe os recursos didáticos |
72 |
SAMANTHA ELLEN SILVA SOUZA |
JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO |
Proposta de formação moral para a comunidade de Corinto seungo Paulo Tarso |
73 |
TAINARA LETÍCIA |
SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI |
Autismo e inclusão: reflexões sobre a inclusão escolar da criança co transtorno de espectro autista |
74 |
TAYNARA MONTREZOL DE SOUZA |
MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
|
75 |
THAIS BAI STALMAN DE FREITAS |
CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO |
Impicações da psicologia histórico – cultural na educação: primeiras reflexões |
76 |
THAISA CAROLINE MENDES |
LUCIANA LACANALLO |
|
77 |
THALISSA AMBIEL SANTOS |
HETHLEN LEITE DE MOURA |
Gestão democrática: a escola como espaço de uma educação para a cidadania |
78 |
VANESSA FERREIRA BUENO |
SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO |
Educação para a democracia: princípio para a organização escolar Anísio Teixeira |
79 |
ZULEIDE SANTOS GONÇALVES |
GILMAR ALVES MONTAGNOLI |