TCC-2018

DEFESAS EM 2018
| Nº. | ACADÊMICO(A) | ORIENTADOR(A) | TÍTULO DO TCC | 
| 01 | ALINE GONÇALVES DE CASTRO ZANIN | TEREZINHA OLIVEIRA | |
| 02 | ANA CAROLINA BARRETO | KETHLEN LEITE DE MOURA | A musicalização na primeira infância e o primeiro desenvolvimento das funções psicológicas superiores | 
| 03 | ANA CAROLINA NUSS RODRIGUES | GILMAR ALVES MOTAGNOLI | Reflexões sobre o papel do professor na aquisição da linguagem escrita | 
| 04 | ANA CLAUDIA DOS SANTOS GARCIA | ERCILIA MARIA ANGELI | A literatura infantil de Ruth Rocha e os direitos da criança: contribuições para a promoção da cidadania | 
| 05 | ANA PAULA DOS SANTOS GOMES | MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | A resistência do movimento estudantil a ditadura civil militar e a reforma universitária de 1968 | 
| 06 | ANNA PAULA DE JESUS ALMEIDA | TEREZINHA OLIVEIRA | Pedro Abelardo e o movimento de revalorização da dialétoca no sec XXI | 
| 07 | BEATRIZ CORDEIRO ROSA | JANI ALVES DA SILVA MOREIRA | Políticas educacionais e o financiamento da educação infantil: uma análise das reformas educacionais atuais(2014 – 2017) | 
| 08 | BEATRIZ JARDIM DE OLIVEIRA | ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL | Redes sociais como espaços de naturalização do pensamento que embala o movimento ‘escola sem partido’’ | 
| 09 | BEATRIZ TAYNA PEREIRA | JOSÉ APARECIDO CELORIO | O atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais em escolas Waldorf: análise de produções científicas (2007 – 2017) | 
| 10 | BEATRIZ TOMAZOTI DE SOUZA | NATALIANA F . MEZZARI | A função do pedagogo nas produções dos professores PDEs-PR (2010 – 2016) | 
| 11 | BRUNA CASTELHANO | TEREZINHA OLIVEIRA | A educação pata Jacques Maritain: considerações sobre os conceitos, de democracia, cidadania e liberdade | 
| 12 | BRUNA CRISTINA RIBEIRO MARQUIS | DANIELA POLLA | |
| 13 | CARLOS HENRIQUE DE SOUZA | DANIELA POLLA | Instrumentos avaliativos e avaliação da aprendizagem para/nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão da produção acadêmica brasileira de 2007 a 2017 | 
| 14 | CAROLINE VERZA DE CARVALHO | LUCIANA CANALLO | ‘’É de mais ou de menos? Princípios e orientações didáticas sobre a resolução de problemas no ensino da mat. | 
| 15 | CHIARA BATAGLINI | REGINA DE JESUS CHICARELLE | |
| 16 | CRISTIANE DE VASCONCELOS LEHMKUHL | SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | A importância da família no desenvolvimento da criança com transtorno de espectro autista | 
| 17 | CREDIANE ALVES DE SOUZA | KETHLEN LEITE DE MOURA | |
| 18 | CRISLAINE APARECIDA PITA | MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | As propostas de Anísio Teixeira no debate educacional (1957- 1961) | 
| 19 | CRISTINA SCHNEIDER WAGNER | JANI ALVES MOREIRA | Políticas para o financiamento da educação básica e custo aluno qualidade(CAQ) e o custo aluno qualidade incial (CAQi): os debates na CONAE e CONAPE | 
| 20 | DAIANE MIRANDA DOS SANTOS | ELOIZA ELENA DA SILVA | |
| 21 | DAIANI MANTOVANI | APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO | |
| 22 | DANIELI BRAMBILA DE SOUZA | GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR | Autismo e inclusão:graus do autismo e o olhar pedagógico | 
| 23 | DANIELLE APARECIDA NUNES SIQUEIRA DA SILVA | REGINA JESUS CHICARELLE | O protagonismo infantil na abordaem de Reggio Emilia: uma reflexão sobre as possíveis contribuições a educação infantil brasileira | 
| 24 | DÉBORA VIDAL DE MORAES | MARIA TEREZINHA BALLANDA GALUCH | Educação de ciganos: dificuldades e desafios no processo de escolarização | 
| 25 | ELISIA BEATRIZ GRANDE | MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | Reforma do ensino superior pela lei nº 5.540/68 e a adequação aos interesses do mercado | 
| 26 | ESTELA MARIS GUIMARÃES | MARTA CHAVES | Contribuição da teoria histórico cultural para o desenvolvimento psíquico na educação infantil | 
| 27 | FERNANDA EDUARDA MOREIRA | GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR | A pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho: utopia ou realidade | 
| 28 | GABRIELA PORTO SBORDINI DE SOUZA | ALINE FOLLINI LUNARDELLI LARA | Formação de professores e o debate sobre as dificuldades afetivas encontradas nas situações de estágio supervisionado: análise das opiniões de acadêmicos do curso de pedagogia | 
| 29 | GABRIELA TEZOLIN | SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | A dislexia no contexto escolar:contribuições da neurociência acerca do processo de aprendizagem | 
| 30 | GABRIELLA VICENTE | ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA | |
| 31 | GRAZIELI BRAMBILA QUEIROZ | APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO | O brincar como elemento teraupêutico e cognitivo da criança hospitalizada | 
| 32 | GIOVANA BEATRIZ TORTOLA DOS SANTOS | ROZENILDA LUZ | A importância da capacitação dos professores para atender crianças com necessidades especiais | 
| 33 | GIOVANNA NASCIMENTO BORNELLI | ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA | Contra fatos há argumentos: uma crítica aos critérios diagnósticos de TDAH do DSM V | 
| 34 | HELOÍSE CRISTINA FERREIRA GÂMBARO | SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | Centro educacional Carneiro Ribeiro: Um olhar para as escolas-classe | 
| 35 | ISABELA SIBIN CARRARA | VÂNIA DE FÁTIMA MATIAS DE SOUZA | |
| 36 | ISABELLA RODRIGUES ALMEIDA | LUCIANA LACANALLO | O desenvolvimento infantil na abordagem de Henri Wallon: a influêcia da afetividade no contexto escolar | 
| 37 | JAQUELINE APARECIDA RODRIGUES | TEREZINHA OLIVEIRA | Liberdade e emancipação humana segundo reflexões kantianas | 
| 38 | JAQUELINE BONORA PICÃO | VÂNIA FÁTIMA MATIAS DE SOUZA | |
| 39 | JAQUELINE DE SOUZA DUTRA | ADEMIR QUINTILO LAZARINI | A educação escolar infantil no contexto da revolução industrial – sec XIX | 
| 40 | JÉSSICA APARECIDA RAMOS | SUELEM HALIM NARDO DE CARVALHO | Doutrina para crianças de Ramom Llull: um tratado medieval para a educação de crianças (1274 – 1276) | 
| 41 | JÉSSICA TOMOLEOTTI | MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | Acordo MEC-USAID: influências nas reformas educacionais brasileiras durante a ditadura civil-militar de 1964-1971 | 
| 42 | JHENIFER GALINDO AVELINO | KETHLEN LEITE DE MOURA | |
| 43 | JORDANA MARQUES ROCHA | ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA | |
| 44 | JULIA RAFDAELA CLAUDINO | GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR | Conhecendo a síndrome de Down | 
| 45 | KAÍQUE RODRIGUES MOREIRA | APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO | Mídias educativas: perspectivas pedagógicas | 
| 46 | KATHIA AMARANTES KANASHIRO | RUTH SETOGUTI | Educação domiciliar: estudo sobre as famílias educadoras no Brasil | 
| 47 | KELLY DE SOUZA ALVES | LUCIANA LACANALLO | Apropriação da linguagem matemática:os jogos e os livros didático | 
| 48 | KHÉSIA PANHOZI VELLOZO | SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | Hábitos orais deletérios na infância: implicações na aquisição da leitura e da escrita | 
| 49 | LAIANI GERACINA OLIVEIRA | MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | Gestão da sala de aula: a liderança na atuação docente | 
| 50 | LARISSA BARTIERI DE SOUZA | ANALICE CZYZEWSKI | Relações e diferenças entre as concepções de gestão adotadas em escolas convencionais | 
| 51 | LARISSA MOREIRA DA COSTA | TEREZINHA OLIVEIRA | A prudência como princípio do projeto educacional de Alberto Magno | 
| 52 | LARISSA NNES DOS SANTOS | LUCIANA LACANALLO | Estágio supervisionado investigando concepções de acadêmicos do curso de pedagogia | 
| 53 | LEANDRA CRISTINA SODRÉ DE SOUZA | KETHLEN LEIT E DE MOURA | |
| 54 | LEIDIANE CALDERAN DE ANDRADE | ANALICE CZYZEWSKI | Alfabetização Waldorf e as teorias que fundamentam a alfabetização a partir do século XIX | 
| 55 | LETÍCIA ALVES CHAMBÓ | GILMAR ALVES MONTAGNOLI | Educação para o trânsito no ensino fundamental: análise de uma iniciativa | 
| 56 | LETICIA YOHANA MUNIZ | KETHLEN LEITE DE MOURA | |
| 57 | LUANA MARCELA PEREIRA DA SILVA | APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO | Pedagogia hospitalar: um olhar humanizado para as crianças adoecidas | 
| 58 | MARIA ALINE DE LIMA GOUVEIA | APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO | Classe hospitalar: a consolidação de um direito | 
| 59 | MARIA CÁSSIA DEFENDI | SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | A organização do conselho de classe: um desafio para o pedagogo gestor | 
| 60 | MAYSA DE MOURA POMPILHO | MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI | Políticas de formação e valorização de professores: em discussão as metas do PNE/2014 | 
| 61 | MICHELE ANDREIA AVELINO NOGUEIRA | LUCIANA LACANALLO | Vivências do estágio supervisonado: uma situação de formação | 
| 62 | MICHELLY MILENA SOUZA NASCIMENTO | 
 MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | |
| 63 | MILAINE BENTO DE SOUZA | SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | |
| 64 | NATÁLIA GIMENES MONTEIRO | MARIA EUNICE FANÇA VOLSI | Educação escolar quilombola | 
| 65 | PATRÍCIA DA SILVA CAMILO | APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO | O uso da música na recuperação e desenvolvimento de crianças hospitalizadas:perspectiva pedagógica | 
| 66 | RAFAELA AICE SOREECHIO | LUCIANA LACANALLO | Wallon e Vigotski: aproximações e distanciamentos sobre a concepção de desenvolvimento humano | 
| 67 | RAFAELA MARTINS | ELISA MIDORI SHIMAZAKI | |
| 68 | RAUL MATHEUS DA SILVA | ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL | Um projeto social em disputa: análise do pacote de políticas educacionais do banco mundial aos presidenciáveis de 2018 | 
| 69 | RAYANI ANTONELI DE SOUZA BASSO | SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | Anísio Teixeira e o centro educacional Carneiro Ribeiro: as práticas pedagógicas do setor do trabalho | 
| 70 | RENATA POLONIO | LUCIANA LACANALLO | O recurso jogos é necessário para o ensino de matemática? Uma análise de propostas de jogos nos livros didáticos. | 
| 71 | SABRINA COSTA ROCHA | GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR | Paralisia cerebral: o que as pesquisas abalizam sobe os recursos didáticos | 
| 72 | SAMANTHA ELLEN SILVA SOUZA | JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO | Proposta de formação moral para a comunidade de Corinto seungo Paulo Tarso | 
| 73 | TAINARA LETÍCIA | SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | Autismo e inclusão: reflexões sobre a inclusão escolar da criança co transtorno de espectro autista | 
| 74 | TAYNARA MONTREZOL DE SOUZA | MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | |
| 75 | THAIS BAI STALMAN DE FREITAS | CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO | Impicações da psicologia histórico – cultural na educação: primeiras reflexões | 
| 76 | THAISA CAROLINE MENDES | LUCIANA LACANALLO | |
| 77 | THALISSA AMBIEL SANTOS | HETHLEN LEITE DE MOURA | Gestão democrática: a escola como espaço de uma educação para a cidadania | 
| 78 | VANESSA FERREIRA BUENO | SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | Educação para a democracia: princípio para a organização escolar Anísio Teixeira | 
| 79 | ZULEIDE SANTOS GONÇALVES | GILMAR ALVES MONTAGNOLI | 

 
  
  
  
  Segunda a Sexta-feira
 Segunda a Sexta-feira sec-dfe@uem.br
  sec-dfe@uem.br