+

TCC-2020

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA / Ano Letivo: 2020

TRABALHOS COMPLETOS

 

ACADÊMICO(A)

ORIENTADOR(A)

TÍTULO DO TCC

1

ALANA BEATRIZ STABILE BARDUCO

DRA. RUTH IZUMI SETOGUTI

AS RAÍZES FILOSÓFICAS E PEDAGÓGICAS DO CONSTRUTIVISMO

2

AMANDA DE CASTRO MANDROT

DR. GEOVANIO ROSSATO

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E LIMITES DO ENSINO ÉTNICO-RACIAL

3

AMANDA MARTINS DIAS

DRA. MARTA LUCIA CROCE

ATIVIDADES LITERÁRIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

4

ANA CAROLINA FERNANDES BORGES

DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INICIAL EM GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

5

ANA CLÁUDIA PACHECO DO CARMO

DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI

PROGRAMA CONTA PRA MIM: ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

6

ANA ELISA LOPES DA SILVA CRUZ

DRA. CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM OLHAR PARA A RELAÇÃO

7

ANA LETICIA LINNE ERNSEN LIMA

DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

8

ANA PAULA DE SOUZA SILVA

DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE

ESTUDOS INICIAIS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

9

ANGÉLICA APARECIDA BERNIN

DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS. COORIENTADORA: DRA.CRISTIANE BATISTIOLI VENDRAME

AS RELAÇÕES AFETIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

10

ANGÉLICA BEATRIZ JUSTINO

DRA. GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

OBRAS AUDIOVISUAIS: AUTISMO EM CENA

11

BEATRIZ BARBOSA MILANI

DR. VINÍCIUS STEIN

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL: ESTUDOS INICIAIS A PARTIR DE LUQUET E IAVELBERG

12

BEATRIZ CARNIATO MACHADO

DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

13

BIANCA PATTARO

DR.THIAGO FANELLI FERRAIOL

AS DIFERENTES FORMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA WALDORF

14

BRUNA LUANA DE SOUZA VINCI

DRA. SIMONE DE SOUZA

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS REFERENTES À FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS INFLUÊNCIAS PEDAGÓGICAS

15

CAMILA GOMES DE OLIVEIRA

DRA. TEREZINHA OLIVEIRA

A CULTURA DIFUNDIDA NO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE ALCOBAÇA E A UNIVERSIDADE EM PORTUGAL

16

CAMILLA FERNANDES GONÇALVES

DRA. SANDRA REGINA CASSOL

EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA O CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO

17

CARLA CERQUEIRA ROMANO

DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO NO BRASIL: EM DISCUSSÃO OS PROJETOS DE LEI DO SENADO FEDERAL NA ÚLTIMA DÉCADA (2009-2019)

18

CAROLAINE APARECIDA WALTER

DRA. FRANCINE MARCONDES CASTRO OLIVEIRA. DELINEAMENTO DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS EM TESES BRASILEIRAS SOBRE PEDAGOGIA WALDORF PUBLICADAS NO PORTAL DA CAPES DE WALDORF

19

CAROLAINE RIBEIRO SIMÃO NASCIMENTO

DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK.

AS POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO NO SÉCULO XXI

20

CÉSAR AUGUSTO RIBEIRO

DRA. RAQUEL DOS SANTOS QUADROS

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E CONCEPÇÕES EDUCATIVAS TRADICIONAL, RENOVADA ATIVA, NEOTECNICISTA E HISTÓRICO CRÍTICA

21

CRISLAINE CARVALHO DA SILVA

DRA. MARTA LUCIA CROCE

FAMÍLIA E ESCOLA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP): UMA PARCERIA POSSÍVEL?

22

CRISLENE APARECIDA WARISCHINI

DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE AS RELAÇÕES AFETIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

23

DAIANE LUZIA DE JESUS EUGÊNIO

DRA. RAQUEL DOS SANTOS QUADROS

TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR

24

DANIEL HENRIQUE RODRIGUES DOMENEI

DR. MADDOX - CLEBERSON DIEGO GONÇALVES. COORIENTAÇÃO: Ma. LUA LAMBERTI DE ABREU

SUBJETIVIDADE EM TRAVESSIA: O PRETERIMENTO DO CORPO DISSIDENTE NO TERRITÓRIO ESCOLAR

25

DANIELA QUIRINO SANTOS DE SOUZA

DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

ENSINO DE MATEMÁTICA E JOGOS: UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSIÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO

26

DANIELA TEZOLIN

DR. LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA

ALFABETIZAÇÃO: A NOVA PNA E A BNCC

27

DENER REZENDE DOS SANTOS DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES FORMAÇÃO INICIAL EM GESTÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: UM ESTUDO DA RESOLUÇÃO CNE/CP NO 02/2019

28

DIEGO TAMBORIN

DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

EMPRESARIADO E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL - MILITAR: PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

29

EDUARDA MIRIANI STABILE

DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES

MULHERES E O ANARQUISMO: ESTUDOS SOBRE A VINCULAÇÃO DO PAPEL FEMININO NAS PÁGINAS DO JORNAL “A VIDA”

30

EDUARDA PEREIRA DE SOUZA

DRA. MARTA CHAVES TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

31

EMANUELY LIVIA LOUBACH ROCHA

DRA. EDNEIA REGINA ROSSI MORAES

EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO NO TEMPO PRESENTE: PRÁTICAS ESCOLARES PARA A INSERÇÃO DE IMIGRANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

32

EVILÁSIO PAULO NOVAIS JUNIOR

DRA. MARIA CRISTINA GOMES MACHADO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PRECONIZADO POR OLAVO BILAC E POR MANOEL BOMFIM NA PRIMEIRA REPÚBLICA DO BRASIL

33

FERNANDA CRISTINA DE SOUZA

DRA. EDNEIA REGINA ROSSI MORAES

INDISCIPLINA ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE COMBATE PROPOSTAS PELA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DESEMBARGADOR AMORIM LIMA

34

GABRIELA GARCIA DA COSTA

DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE

O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO EXPRESSÃO DA ELABORAÇÃO INTERNA DA CRIANÇA PEQUENA

35

GABRIELLE NAYARA DO PRADO RAMOS

DRA. ELOISA ELENA DA SILVA

ILUSTRAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA CULTURA VISUAL NA COLETÂNEA “CORPIM”, DE ZIRALDO

36

GIOVANA APARECIDA DE OLIVEIRA LIMA

DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA

PEDAGOGIA NO CÁRCERE E A CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA

37

GIOVANA MORAES ALVAS

DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS.

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): POSSIBILIDADES E LIMITES DO TRABALHO PEDAGÓGICO

38

INGRID SOPHIA DALCIN DE GODOI

DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK

CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

39

ISABELA BONFIM MARCON

MA. LUSSUEDE LUCIANA DE SOUSA FERRO

“JÁ TEM O DIAGNÓSTICO?”: A PEDAGOGIA DA ESPERA, DOS OBSTÁCULOS E DO ENSINO DESENVOLVEDOR NA ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO AUTISTA

40

ISABELA DE PAULA MARCOLINO

DRA. LEILA PESSÔA DA COSTA

DO CONCEITO DE INFÂNCIA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

41

ISABELLA CAROLINA DE FRANÇA MARTINS

DRA. TEREZINHA OLIVEIRA

A MULHER DO SÉCULO XIX SOB OS OLHARES DE GUY DE MAUPASSANT E BALZAC: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

42

ISABELLA REBUCI

MA. SIMONE SARTORI JABUR

HENRI PAUL HYACINTHE WALLON: O PROJETO DA REFORMA DO ENSINO FRANCÊS E A FORMAÇÃO EM CICLOS

43

ISADORA BROGIM PEDROSO DE MORAES

DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA

DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES

44

JAMILE CRISTINA LEAL

DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES.

A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL ANARQUISTA A VIDA NO PERÍODO DE 1914 A 1915

45

JAMILE NAVARRO PENHA

MA. SIMONE SARTORI JABUR

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO E SUAS FASES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

46

JENIFER CRISTINA FERREIRA DA SILVA CARDOSO DRA. NEILAINE RAMOS ROCHA DE LIMA A PEDAGOGIA SALESIANA E O AFETO NA EDUCAÇÃO
47 JOICE APARECIDA CRUZ DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PRISIONAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO
48 KAROLINE BATISTA DOS SANTOS DRA. HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. PRÁTICAS DE LETRAMENTO FAMILIAR E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
49 KAUANA SANTOS DA SILVA MA. SIMONE SARTORI JABUR. ANIMAÇÃO E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NAS ADAPTAÇÕES DA BELA ADORMECIDA (1959) E A BELA E A FERA (1991) DA DISNEY.
50 LARA BELOTO GARDINAL DRA. TEREZINHA OLIVEIRA. COORIENTAÇÃO: DRA. MARIANA SARACHE AGOSTINHO DE HIPONA: UM ESTUDO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE MESTRE NA IDADE MÉDIA
51 LETÍCIA DA PAZ SPIAZZI DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUESTÃO.
52 LORENA DA SILVA GASPAROTTO DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI A (DES)VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: EM DISCUSSÃO AS AÇÕES DO GOVERNO DE DILMA ROUSSEFF
53 LUANA OLIVEIRA DA ALMEIDA DRA. MARIANA COSTA DO NASCIMENTO. REPRESENTAÇÕES SOBRE VELHICE PRESENTES NO VIDEO É TEMPO DE DECIDIR: COMO VOCÊ QUER ENVELHECER?
54 MAGDA CHAIANE PEREIRA LIMA DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DA LITERATURA ACADÊMICA (2010-2020)
55 MARIA EDUARDA MÜLLER DRA. ANALICE CZYZEWSKI A AMPLIAÇÃO DO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: PEDAGOGIA EMPRESARIAL
56 MARIA GABRIELLI MARTINS GONÇALES DRA. SIMONE DE SOUZA O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
57 MARIA HELENA FENERICH SGARGETTA DRA. GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUNS APONTAMENTOS
58 MARIANA ARRABAL PITA ARAUJO DR. ROGER COLACIOS “EDUCAÇÃO PARA TODOS”? ASPECTOS DA PROPOSTA EDUCACIONAL DA ONU E DO GRUPO BANCO MUNDIAL
59 MAYARA APARECIDA ALVES DE SOUZA DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA LITERATURA BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO: RECURSO PARA O FORTALECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
60 MIRIAM CANDIDA DA SILVA DRA. ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICAS, LEGISLAÇÃO E PLANEJAMENTO
61 NATIELE DE SÁ LOPES CAVALCANTI DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO INDIVÍDUO À LÓGICA DO CAPITAL
62 POLLYANNA KÉROLY DA SILVA FREITAS DRA. MARTA CHAVES POSSIBILIDADES COM A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
63 RAFAELA ALLEGRINE DOS SANTOS DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI. COORIENTAÇÃO: DR.MARCOS PEREIRA COELHO BNCC E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM
64 RAFAELY CRISTINE ARAUJO DA SILVA MA. LUSSUEDE LUCIANA DE SOUSA FERRO SÍNDROME DE DOWN: OS DESAFIOS DO PROCESSO INCLUSIVO NO CONTEXTO ESCOLAR
65 RAQUEL LAIS DE JESUS SILVA DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK. OS JOGOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
66 RAYSSA DA SILVA CASTRO DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PRESENTE NA DITADURA CIVIL MILITAR: O PROJETO DA PRESERVAÇÃO DA ORDEM BURGUESA
67 REBEKA BELLIA PRUDENTE DRA. RUTH IZUMI SETOGUTI PRÁTICAS DE LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA
68 RENATA ELVIRA CANEDO DRA. FRANCINE MARCONDES CASTRO OLIVEIRA. ARTIGOS BRASILEIROS ESPECIALIZADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PEDAGOGIA WALDORF: UMA ANÁLISE DE ASPECTOS RECORRENTES
69 ROSILDA MARIA FERREIRA DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA, LUTAS E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM RISCO
70 SARAH SANTOS MARTINS DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS: UMA ANÁLISE DO BILINGUISMO
71 SIMONE CLEMENTE DA SILVA DRA. CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
72 SUELEN DE FRANÇA ALMEIDA DRA. ELOISA ELENA DA SILVA A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DOMICILIAR EM PANDEMIA DE COVID-19
73 TAUANA CARLA DE ROCO GONÇALVES DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK. A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-DESENVOLVIMENTO: PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
74 THAYNARA REVALDAVES SILVA DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK. JOGOS DE PAPÉIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
75 THAYSE GRAYCE DA SILVA ZERBINATI DRA. LEILA PESSOA DA COSTA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE APÓS A APROVAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017 - 2019)?
76 VITÓRIA DE ARAUJO ZANCHETTI DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
77 YASMIM BAPTISTA DO NASCIMENTO DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES OS VÍNCULOS ENTRE RELIGIÃO E ESTADO PRESENTES NAS PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA DITADURA CIVIL-MILITAR