TCC-2020
TRABALHOS COMPLETOS
Nº |
ACADÊMICO(A) |
ORIENTADOR(A) |
TÍTULO DO TCC |
1 |
ALANA BEATRIZ STABILE BARDUCO |
DRA. RUTH IZUMI SETOGUTI |
|
2 |
AMANDA DE CASTRO MANDROT |
DR. GEOVANIO ROSSATO |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E LIMITES DO ENSINO ÉTNICO-RACIAL |
3 |
AMANDA MARTINS DIAS |
DRA. MARTA LUCIA CROCE |
ATIVIDADES LITERÁRIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM |
4 |
ANA CAROLINA FERNANDES BORGES |
DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INICIAL EM GESTÃO ESCOLAR: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA |
5 |
ANA CLÁUDIA PACHECO DO CARMO |
DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI |
PROGRAMA CONTA PRA MIM: ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
6 |
ANA ELISA LOPES DA SILVA CRUZ |
DRA. CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM OLHAR PARA A RELAÇÃO |
7 |
ANA LETICIA LINNE ERNSEN LIMA |
DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA |
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS |
8 |
ANA PAULA DE SOUZA SILVA |
DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE |
|
9 |
ANGÉLICA APARECIDA BERNIN |
DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS. COORIENTADORA: DRA.CRISTIANE BATISTIOLI VENDRAME |
AS RELAÇÕES AFETIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA |
10 |
ANGÉLICA BEATRIZ JUSTINO |
DRA. GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR |
|
11 |
BEATRIZ BARBOSA MILANI |
DR. VINÍCIUS STEIN |
ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL: ESTUDOS INICIAIS A PARTIR DE LUQUET E IAVELBERG |
12 |
BEATRIZ CARNIATO MACHADO |
DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM |
13 |
BIANCA PATTARO |
DR.THIAGO FANELLI FERRAIOL |
AS DIFERENTES FORMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PEDAGOGIA WALDORF |
14 |
BRUNA LUANA DE SOUZA VINCI |
DRA. SIMONE DE SOUZA |
|
15 |
CAMILA GOMES DE OLIVEIRA |
DRA. TEREZINHA OLIVEIRA |
A CULTURA DIFUNDIDA NO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE ALCOBAÇA E A UNIVERSIDADE EM PORTUGAL |
16 |
CAMILLA FERNANDES GONÇALVES |
DRA. SANDRA REGINA CASSOL |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA O CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO |
17 |
CARLA CERQUEIRA ROMANO |
DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI |
|
18 |
CAROLAINE APARECIDA WALTER |
DRA. FRANCINE MARCONDES CASTRO OLIVEIRA. | DELINEAMENTO DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS EM TESES BRASILEIRAS SOBRE PEDAGOGIA WALDORF PUBLICADAS NO PORTAL DA CAPES DE WALDORF |
19 |
CAROLAINE RIBEIRO SIMÃO NASCIMENTO |
DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK. |
AS POSSIBILIDADES PROFISSIONAIS DO PEDAGOGO NO SÉCULO XXI |
20 |
CÉSAR AUGUSTO RIBEIRO |
DRA. RAQUEL DOS SANTOS QUADROS |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E CONCEPÇÕES EDUCATIVAS TRADICIONAL, RENOVADA ATIVA, NEOTECNICISTA E HISTÓRICO CRÍTICA |
21 |
CRISLAINE CARVALHO DA SILVA |
DRA. MARTA LUCIA CROCE |
FAMÍLIA E ESCOLA NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP): UMA PARCERIA POSSÍVEL? |
22 |
CRISLENE APARECIDA WARISCHINI |
DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE | AS RELAÇÕES AFETIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU PAPEL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA |
23 |
DAIANE LUZIA DE JESUS EUGÊNIO |
DRA. RAQUEL DOS SANTOS QUADROS |
TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR |
24 |
DANIEL HENRIQUE RODRIGUES DOMENEI |
DR. MADDOX - CLEBERSON DIEGO GONÇALVES. COORIENTAÇÃO: Ma. LUA LAMBERTI DE ABREU |
SUBJETIVIDADE EM TRAVESSIA: O PRETERIMENTO DO CORPO DISSIDENTE NO TERRITÓRIO ESCOLAR |
25 |
DANIELA QUIRINO SANTOS DE SOUZA |
DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS |
ENSINO DE MATEMÁTICA E JOGOS: UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSIÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO |
26 |
DANIELA TEZOLIN |
DR. LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA |
ALFABETIZAÇÃO: A NOVA PNA E A BNCC |
27 |
DENER REZENDE DOS SANTOS | DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES | FORMAÇÃO INICIAL EM GESTÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE LICENCIATURAS: UM ESTUDO DA RESOLUÇÃO CNE/CP NO 02/2019 |
28 |
DIEGO TAMBORIN |
DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
EMPRESARIADO E EDUCAÇÃO NA DITADURA CIVIL - MILITAR: PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO |
29 |
EDUARDA MIRIANI STABILE |
DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES |
MULHERES E O ANARQUISMO: ESTUDOS SOBRE A VINCULAÇÃO DO PAPEL FEMININO NAS PÁGINAS DO JORNAL “A VIDA” |
30 |
EDUARDA PEREIRA DE SOUZA |
DRA. MARTA CHAVES | TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
31 |
EMANUELY LIVIA LOUBACH ROCHA |
DRA. EDNEIA REGINA ROSSI MORAES |
EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO NO TEMPO PRESENTE: PRÁTICAS ESCOLARES PARA A INSERÇÃO DE IMIGRANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ |
32 |
EVILÁSIO PAULO NOVAIS JUNIOR |
DRA. MARIA CRISTINA GOMES MACHADO | O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PRECONIZADO POR OLAVO BILAC E POR MANOEL BOMFIM NA PRIMEIRA REPÚBLICA DO BRASIL |
33 |
FERNANDA CRISTINA DE SOUZA |
DRA. EDNEIA REGINA ROSSI MORAES |
INDISCIPLINA ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE COMBATE PROPOSTAS PELA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DESEMBARGADOR AMORIM LIMA |
34 |
GABRIELA GARCIA DA COSTA |
DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE |
O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO EXPRESSÃO DA ELABORAÇÃO INTERNA DA CRIANÇA PEQUENA |
35 |
GABRIELLE NAYARA DO PRADO RAMOS |
DRA. ELOISA ELENA DA SILVA |
ILUSTRAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA CULTURA VISUAL NA COLETÂNEA “CORPIM”, DE ZIRALDO |
36 |
GIOVANA APARECIDA DE OLIVEIRA LIMA |
DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA |
|
37 |
GIOVANA MORAES ALVAS |
DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS. |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): POSSIBILIDADES E LIMITES DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
38 |
INGRID SOPHIA DALCIN DE GODOI |
DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK |
CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO |
39 |
ISABELA BONFIM MARCON |
MA. LUSSUEDE LUCIANA DE SOUSA FERRO |
|
40 |
ISABELA DE PAULA MARCOLINO |
DRA. LEILA PESSÔA DA COSTA |
DO CONCEITO DE INFÂNCIA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL |
41 |
ISABELLA CAROLINA DE FRANÇA MARTINS |
DRA. TEREZINHA OLIVEIRA |
A MULHER DO SÉCULO XIX SOB OS OLHARES DE GUY DE MAUPASSANT E BALZAC: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
42 |
ISABELLA REBUCI |
MA. SIMONE SARTORI JABUR |
HENRI PAUL HYACINTHE WALLON: O PROJETO DA REFORMA DO ENSINO FRANCÊS E A FORMAÇÃO EM CICLOS |
43 |
ISADORA BROGIM PEDROSO DE MORAES |
DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA |
DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES |
44 |
JAMILE CRISTINA LEAL |
DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES. |
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL ANARQUISTA A VIDA NO PERÍODO DE 1914 A 1915 |
45 |
JAMILE NAVARRO PENHA |
MA. SIMONE SARTORI JABUR |
A IMPORTÂNCIA DO DESENHO E SUAS FASES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
46 |
JENIFER CRISTINA FERREIRA DA SILVA CARDOSO | DRA. NEILAINE RAMOS ROCHA DE LIMA | A PEDAGOGIA SALESIANA E O AFETO NA EDUCAÇÃO |
47 | JOICE APARECIDA CRUZ | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI | A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PRISIONAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO |
48 | KAROLINE BATISTA DOS SANTOS | DRA. HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. | PRÁTICAS DE LETRAMENTO FAMILIAR E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL |
49 | KAUANA SANTOS DA SILVA | MA. SIMONE SARTORI JABUR. | ANIMAÇÃO E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NAS ADAPTAÇÕES DA BELA ADORMECIDA (1959) E A BELA E A FERA (1991) DA DISNEY. |
50 | LARA BELOTO GARDINAL | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA. COORIENTAÇÃO: DRA. MARIANA SARACHE | AGOSTINHO DE HIPONA: UM ESTUDO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE MESTRE NA IDADE MÉDIA |
51 | LETÍCIA DA PAZ SPIAZZI | DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI | POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUESTÃO. |
52 | LORENA DA SILVA GASPAROTTO | DRA. MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI | A (DES)VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: EM DISCUSSÃO AS AÇÕES DO GOVERNO DE DILMA ROUSSEFF |
53 | LUANA OLIVEIRA DA ALMEIDA | DRA. MARIANA COSTA DO NASCIMENTO. | REPRESENTAÇÕES SOBRE VELHICE PRESENTES NO VIDEO É TEMPO DE DECIDIR: COMO VOCÊ QUER ENVELHECER? |
54 | MAGDA CHAIANE PEREIRA LIMA | DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI | TRANSTORNO DE ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS: ANÁLISE DA LITERATURA ACADÊMICA (2010-2020) |
55 | MARIA EDUARDA MÜLLER | DRA. ANALICE CZYZEWSKI | A AMPLIAÇÃO DO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: PEDAGOGIA EMPRESARIAL |
56 | MARIA GABRIELLI MARTINS GONÇALES | DRA. SIMONE DE SOUZA | O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
57 | MARIA HELENA FENERICH SGARGETTA | DRA. GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR | TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALGUNS APONTAMENTOS |
58 | MARIANA ARRABAL PITA ARAUJO | DR. ROGER COLACIOS | “EDUCAÇÃO PARA TODOS”? ASPECTOS DA PROPOSTA EDUCACIONAL DA ONU E DO GRUPO BANCO MUNDIAL |
59 | MAYARA APARECIDA ALVES DE SOUZA | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | LITERATURA BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO: RECURSO PARA O FORTALECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
60 | MIRIAM CANDIDA DA SILVA | DRA. ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICAS, LEGISLAÇÃO E PLANEJAMENTO |
61 | NATIELE DE SÁ LOPES CAVALCANTI | DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | A INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NO CURRÍCULO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO INDIVÍDUO À LÓGICA DO CAPITAL |
62 | POLLYANNA KÉROLY DA SILVA FREITAS | DRA. MARTA CHAVES | POSSIBILIDADES COM A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
63 | RAFAELA ALLEGRINE DOS SANTOS | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI. COORIENTAÇÃO: DR.MARCOS PEREIRA COELHO | BNCC E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM |
64 | RAFAELY CRISTINE ARAUJO DA SILVA | MA. LUSSUEDE LUCIANA DE SOUSA FERRO | SÍNDROME DE DOWN: OS DESAFIOS DO PROCESSO INCLUSIVO NO CONTEXTO ESCOLAR |
65 | RAQUEL LAIS DE JESUS SILVA | DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK. | OS JOGOS NO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
66 | RAYSSA DA SILVA CASTRO | DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PRESENTE NA DITADURA CIVIL MILITAR: O PROJETO DA PRESERVAÇÃO DA ORDEM BURGUESA |
67 | REBEKA BELLIA PRUDENTE | DRA. RUTH IZUMI SETOGUTI | PRÁTICAS DE LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA |
68 | RENATA ELVIRA CANEDO | DRA. FRANCINE MARCONDES CASTRO OLIVEIRA. | ARTIGOS BRASILEIROS ESPECIALIZADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PEDAGOGIA WALDORF: UMA ANÁLISE DE ASPECTOS RECORRENTES |
69 | ROSILDA MARIA FERREIRA | DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA, LUTAS E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM RISCO |
70 | SARAH SANTOS MARTINS | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI | PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS: UMA ANÁLISE DO BILINGUISMO |
71 | SIMONE CLEMENTE DA SILVA | DRA. CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO | AS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
72 | SUELEN DE FRANÇA ALMEIDA | DRA. ELOISA ELENA DA SILVA | A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DOMICILIAR EM PANDEMIA DE COVID-19 |
73 | TAUANA CARLA DE ROCO GONÇALVES | DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK. | A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-DESENVOLVIMENTO: PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
74 | THAYNARA REVALDAVES SILVA | DRA. GISELMA CECÍLIA SERCONEK. | JOGOS DE PAPÉIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
75 | THAYSE GRAYCE DA SILVA ZERBINATI | DRA. LEILA PESSOA DA COSTA | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE APÓS A APROVAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017 - 2019)? |
76 | VITÓRIA DE ARAUJO ZANCHETTI | DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | ALUNOS COM SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
77 | YASMIM BAPTISTA DO NASCIMENTO | DR. MARCO ANTÔNIO DE OLIVEIRA GOMES | OS VÍNCULOS ENTRE RELIGIÃO E ESTADO PRESENTES NAS PROPOSTAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA DITADURA CIVIL-MILITAR |