Ano 2013
Trabalho de Conclusão do Curso - 2013
RESUMO Nº. |
ALUNO |
TÍTULO - Trabalho Completo - |
ORIENTADOR |
01 |
ANDREIA CONTRIGIANI DE SOUZA |
Educação Disciplinar: a Obediência como Virtude Social |
Terezinha Oliveira |
02 |
FABIANA ROBERTA DE SOUZA |
A ira: uma Virtude Importante para o Comedimento e o Convívio Social |
Terezinha Oliveira |
03 |
JULIANA GREGÓRIO VALENTIM |
Liberdade e Política como Formação do Homem |
Terezinha Oliveira |
04 |
MARIANA VIEIRA SARACHE |
Terezinha Oliveira |
|
ALINE APARECIDA GONÇALVES DA ROCHA (T32) |
Concepções de Pais e Professores acerca da Tarefa de Casa: A Relação Família – Escola em Questão |
Solange Franci R. Yaegashi (DTP) |
|
ALINE PEREIRA VELASCO SILVA (T32) |
Formação e Educação de Crianças e Jovens na Sociedade Midiática |
Tereza Kazuko Teruya (DTP) |
|
ALTAIR APARECIDO DE AZEVEDO (T01) |
O Programa de Educação para Adultos da UEM: (1988-2013) Memória e História |
Luzia Marta Bellini (DFE) |
|
AMANDA GLADYZ BLÁSQUEZ FIGUEROA (t32) |
As Modernizações Chilenas de 1980: Embates de um Sistema Educacional Neoliberal |
Maria Cristina Gomes Machado (DFE) |
|
ANA CLAUDIA DE ALMEIDA SANTOS CÂNDIDO (T32) |
A Importância do Brinquedo e do Brincar para o Desenvolvimento Infantil |
Sheila Maria Rosin (DTP) |
|
ANA CLAUDIA GRILO RODRIGUES (T32) |
Meninas e Bonecas na Constituição do Gênero Feminino: Um Levantamento das Bonecas mais Vendidas na Loja Ri Happy |
Luzia Marta Bellini (DFE) |
|
ANA CLAUDIA LIMA (T01) |
As Políticas Públicas para a Infância na CONAE e no Novo PNE (PL NO.8.035/2010) |
Jani Alves da Silva Moreira (DTP) |
|
ANA PAULA ROSA DA SILVA (T32) |
Políticas Públicas Para O Financiamento Da Educação Básica E As Orientações De Organismos Internacionais |
Jani Alves da Silva Moreira (DTP) |
|
ANDRESSA GRAZIELY BERTO DA SILVA (T32) |
Leitura De Gêneros Textuais Com Jovens KAINGANG Do Ensino Fundamental E Médio Em Escola Indígena No Paraná |
Rosângela Célia Faustino (DTP) |
|
ANDRESSA MARY TAKANO (T31) |
O Atendimento Educacional Especializado Na Perspectiva Da EducaçãoInclusiva |
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho (DTP) |
|
ANNA KARLA PELIÇON (T01) |
Funções Parentais E Desenvolvimento Afetivo: Reflexões Sobre O Abuso Psicológico Infantil |
Solange F. Raimundo Yaegashi (DTP) |
|
BRUNA BIENE MARTINS (T01) |
Análise da Influência da Mídia no Comportamento das Vítimas de Bullying |
Ivone Pingoello (DTP) |
|
BRUNA FERNANDA MANOEL (T31) |
Aparecida Meire Calegari Falco (DTP) |
||
CAMILA ANDRIAN DORIGON DE LIMA (T32) |
José Paulo Paes: Possibilidade de Encanto, Ensino e Aprendizagem |
Marta Chaves (DTP) |
|
CAMILA FERNANDES (T31) |
A Autoridade dos Pais e professores de crianças pequenas: Relação escola e família |
Solange Franci R. Yaegashi (DTP) |
|
CLEIA MACEDO ARAGÃO (T32) |
O Ensino Da História E Cultura Afro-Brasileira Na Educação Básica: Reflexões Políticas Sobre A LEI NO. 10.639/03 |
Jani Alves da Silva Moreira (DTP) |
|
DAMARES LUPPI (T31) |
A Política de Formação do Gestor Escolar no Brasil a Partir de 1990 |
Elma Júlia G. de Carvalho (DFE) |
|
DANIELLA DE AGUIAR GUISSO (T32) |
A Dissonância entre as Ações Governamentais (PNAIC e PCNS) Brasileiras em Alfabetização e as evidências científicas |
Ruth Izumi Setoguti (DFE) |
|
EDNA APARECIDA PITELLI SABATINE (T32) |
Tereza Kazuko Teruya (DTP) |
||
ELISANGELA PEREIRA DA SILVA TOBIAS (T32) |
A Importância da Formação do Pedagogo para um ensino fundamental de Qualidade |
Ruth Izumi Setoguti (DFE) |
|
ELY YUKIE WATANABE (T01) |
A Aprendizagem Escolar de Alunos com Paralisia Cerebral: relato de um estudo de caso |
Tania dos Santos A. da Silva (DTP) |
|
FABIANA BRUNA GOZER DIAS (T01) |
Ivone Pingoello (DTP) |
||
FRANCIELE BONFIM RODRIGUES (T32) |
A Influência da Família na Representação que os Alunos têm sobre a Escolarização |
Sheila Maria Rosin (DTP) |
|
FRANCIELE DE FÁTIMA MENK (T31) |
“Se a Vida lhe der um Limão, Faça Dele uma Limonada”: moda pedagógica eeducação inclusiva |
Ivana Guilherme Símili (DFE) |
|
FRANCIELLI LAIZ GOBBI (T31) |
Medidas de Acessibilidade para o Deficiente Intelectual – A Linguagem Assistiva como Caminho para Humanização |
Tânia dos Santos Alvarez da Silva (DTP) |
|
FRANCIELY JOICE MEDEIROS (T32) |
A Educação Infantil sobre a Perspectiva do Lúdico: uma Prática Possível? |
Ercília Maria A. T. de Paula (DTP) |
|
FRANCISLAYNE RUIZ (T31) |
A Relação Educação-Trabalho na Educação Prisional Brasileira: uma Perspectiva Gramsciana |
Mario Luiz Neves de Azevedo (DFE) |
|
GÉSSICA KEISLYN VOLPATO (T32) |
Contribuições da Biblioteca Escolar para a Promoção do Processo de Letramento |
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas (DTP) |
|
GISELE FABIANE BERTO (T01) |
Contribuições Da Ludicidade Aos Processos De Alfabetização, Letramento E Ensino-Aprendizagem |
Regina de Jesus Chicarelle (DTP) |
|
GISELE TEIXEIRA CHAVES BASSOLTO (T01) |
O Programa Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa À Luz Do Atual Estado Da Arte Sobre Alfabetização |
Luiz Carlos Faria da Silva (DFE) |
|
GISELY CRISTINA GIROTO (T01) |
Evasão E Abandono Escolar No Ensino Médio: Um Desafio A Ser Enfrentado Pelas Escolas Públicas |
Ruth Izumi Setoguti (DFE) |
|
GLEISSY KELLY ORDONIS (T01) |
Literatura Infantil No Brasil: Uma Leitura Acerca De Sua História |
Elaine Rodrigues (DFE) |
|
JENIFFER ADRIANI SANTOS CSUCSULY (T32) |
Leitura Para Bebês De 0 A 3 Anos: Preditor Do Sucesso Escolar |
Ruth Izumi Setoguti (DFE) |
|
JÉSSICA BELOTTO CREPALDI (T32) |
Da Punição Corporal À Lei Da Palmada: Uma Discussão Preliminar Sobre Disciplina, Violência E Educação |
Cristina de Amorim Machado (DFE) |
|
JOSIANE SILVA DOS SANTOS (T31) |
MAKARENKO E A EDUCAÇÃO: ESTUDOS INICIAIS DOS ‘POEMAS PEDAGÓGICOS’ |
Marta Chaves (DTP) |
|
JULIANA DEOLDOTO PAULINO (T32) |
IRMÃOS GRIMM: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM ENCANTAMENTO |
Marta Chaves (DTP) |
|
JULIANA OZAÍ DA SILVA (T01) |
Patrícia Lessa dos Santos (DFE) |
||
KARINA BIANCA BEIENKE (T32) |
Formação De Professores No Curso De Pedagogia: Uma Análise Sobre A Matriz Curricular |
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes (DTP) |
|
KELEN ROSANA TEIXEIRA DA SILVA (T32) |
Elementos Lúdicos e suas Influências no Desenvolvimento Infantil |
Regina de Jesus Chicarelle (DTP) |
|
LARISSA STEFANE POLETO (T31) |
Literatura Infantil: Velho e Velhice nas Obras de Monteiro Lobato |
Maria Cristina Gomes Machado (DFE) |
|
LEDIANI APARECIDA WATERKEMPER (T31) |
A Influência do Desenho no Desenvolvimento Cognitivo da Criança |
Solange Franci R. Yaegashi (DTP) |
|
LENIARA EDNEIA KLERING (T32) |
A Relação entre atividade de Estudo e o Desenvolvimento do Psiquismo nos Estudantes |
Marta Sueli de Faria Sforni (DTP) |
|
LETÍCIA CARRILHO KUHL (T01) |
Relação entre Consumo Infantil, Mídia e Animação Infantil, em Estudo: Branca de Neve e os Sete Anões |
Fátima Maria Neves (DFE) |
|
LETÍCIA VOLPATO (T31) |
Os Embates, Avanços e Retrocessos da Organização Curricular como Elementos Críticos e Norteadores do Tipo de Práticas Realizadas na Educação Infantil |
Regina de Jesus Chicarelle (DTP) |
|
LÍCIA GÃOTAN GUILHERME (T32) |
BILINGUISMO NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO KAVAGTÃN VERGÍLIO |
Rosângela Célia Faustino (DTP) |
|
LOREYNE PRISCILA DO NASCIMENTO (T01) |
POLÍTICAS PÚBLICAS: A Proposta da UNESCO para a Atenção e a Educação da Primeira Infância no Brasil (2000-2010) |
Ângela Mara de Barros Lara (DFE) |
|
LUIZA RIBEIRO DE SOUZA (T01) |
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: Algumas Reflexões sobre uma Experiência de Inclusão |
Tânia dos Santos Alvarez da Silva (DTP) |
|
MARCELA DE MELO CANGUSSU (T32) |
Considerações Sobre A Participação Dos Pais Na Vida Escolar E Na Aprendizagem Dos Filhos |
Cristina de Amorim Machado (DFE) |
|
MARCELA SIQUEIRA TREVISAN PALMA (t31) |
DEBATES E POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ÂMBITO DA CONAE, DO PDE E DO PNE |
Mário Luiz Neves de Azevedo (DFE) |
|
MARCELLA FLORYANA RIBEIRO (T31) |
A Acessibilidade Como Ferramenta Para Inclusão Escolar E Social De Pessoas Com Surdocegueira |
Maria de Jesus Cano Miranda (DTP) |
|
MARCELLA HAUANNA CASSULA (T32) |
Criança Indígena Guarani: Aspectos Sócio-Históricos, Culturais E Educacionais |
Rosângela Célia Faustino (DTP) |
|
MARIA CECÍLIA BILHA MARCONI (T31) |
A Importância da Família no Desenvolvimento Afetivo-Social da Criança e do Adolescente |
Solange Franci R. Yaegashi (DTP) |
|
MARIA ELISA MADEIRA BORTOLO (T01) |
A Afetividade e Mediação: Implicações da Teoria Histórico-Cultural |
Sheila Maria Rosin (DTP) |
|
MARIA FERNANDA DE LEMOS GOMES (T31) |
A Prática Pedagógica com a Criança Hospitalizada: o Brincar |
Aparecida Meire Calegari Falco (DTP) |
|
MARIA JOSÉ DE MENDONÇA (T32) |
DOCUMENTÁRIO: DEFICIÊNCIA VISUAL – PONTOS E CONTRA PONTOS |
Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (DTP) |
|
MARIANA COSTA DO NASCIMENTO (T01) |
Ansiedade Em Tempos Líquidos: Descentração Como Estratégia De Professores Da Primeira Etapa Do Ensino Fundamental |
Geiva Carolina Calsa (DTP) |
|
MARIANA YURIKO OTANI (T31) |
PEDAGOGIA DE ERASMO DE ROTERDÃ E MASSAHARU TANIGUCHI |
Jorge Cantos (DFE) |
|
MARIANE FERNANDES (T32) |
BONECA BARBIE: Análise De Anúncios Publicitários Direcionados Às Crianças |
Ana Cristina Teodoro da Silva (DFE) |
|
MARÍLIA CAMPIOTO GIMENES (T31) |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE HORACE MANN |
Maria Cristina Gomes Machado (DFE) |
|
MARYELLE RAIANE PEREIRA (T31) |
A Contribuição Do Educador No Desenvolvimento Moral Da Criança: O Trabalho Com Regras Em Sala De Aula |
Solange Franci R. Yaegashi (DTP) |
|
MAYSA GABRIELA BUZZO (T01) |
Análise Das Características Do Bullying Como Base Para Ações Preventivas |
Ivone Pingoello (DTP) |
|
MICHELLI APARECIDA DA SILVA LOPES (T32) |
A Psicogênese Da Pessoa Completa A Partir Da Teoria Walloniana |
Heloisa Toshie Irie Saito (DTP) |
|
MICHELY CACIOLARI DE SOUZA (T01) |
A Educação Das Aparências: Práticas De Embelezamento E As Feminilidades Nas “DICAS DE BELEZA DA BARBIE” |
Ivana Guilherme Símili (DFE) |
|
MIRELE RUANI AKIYAMA (T01) |
DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Eloiza Elena da Silva (DTP) |
|
NATHÁLIA FAFARÃO RUIZ (T01) |
PRONUNCIAMENTOS DE RUI BARBOSA EM DEFESA DOS JARDINS DE INFÂNCIA |
Marta Chaves (DTP) |
|
NAYARA MARINO (T01) |
Sheila Maria Rosin (DTP) |
||
PATRICIA FURTUOSO (T01) |
Estudo Sobre A Prática De Alfabetização Matemática De Professoras Da Educação Infantilalfabetização Matemática Na Educação Infantil: Construção Do Número |
Geiva Carolina Calsa (DTP) |
|
PATRÍCIA KELLEN RIBEIRO SANTOS (T01) |
MAKARENKO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE AS CONFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
Marta Chaves (DTP) |
|
PATRICIA LUIZA DE OLIVEIRA (T31) |
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: REPENSANDO O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA |
Solange Franci Raimundo Yaegashi (DTP) |
|
PRISCILA FERNANDA PIRES (T01) |
Política de Ampliação do Ensino Fundamental Para 9 Anos No Brasil: Avanços Ou Retrocessos |
Jani Alves da Silva Moreira (DTP) |
|
PRISCILA MALDONADO FERREIRA (T31) |
História De Uma Instituição Pública: Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal |
Maria Cristina Gomes Machado (DFE) |
|
REGINA APARECIDA VIDOTTI VILELA (T01) |
Contação de História na Educação Infantil no Contexto da Educação Inclusiva: Formando Valores |
Maria de Jesus Cano Miranda (DTP) |
|
RENATA FRANQUI (T32) |
EDUCAÇÃO FEMININA E PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NA REVISTA FON-FON! |
Ivana Guilherme Símili (DFE) |
|
RENATA PEDROSO LEONEL (T31) |
Deficiência Visual: Caracterização E Implicações Das Práticas Escolares Na Perspectiva Da Escola Inclusiva |
Maria de Jesus Cano Miranda (DTP) |
|
ROSANY JOICY MELO (T01) |
ARTIGOS E EDITORIAIS EM CIRCULAÇÃO NO PARANÁ DE 1980: UM ESTUDO SOBRE O JORNAL DA EDUCAÇÃO |
Elaine Rodrigues (DFE) |
|
SAMARA DE SOUZA SANT’ANNA (T32) |
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DOCUMENTAL |
Solange Franci R. Yaegashi (DTP) |
|
SORAYA SAYURI MATSUDA (T31) |
Patrícia Lessa dos Santos (DFE) |
||
STEFANY TAMIÃO MANTOVANI (T32) |
Um Estudo Sobre A Influência Da Mídia Na Infância E Seus Benefícios Para O Aperfeiçoamento Do Ensino Na Escola |
Maria Luisa Furlan Costa (DFE) |
|
SUÉLEN MENDES DE BONFIM OLIVEIRA (T31) |
Cheiro de Comida da Escola: a Merenda e as Merendeiras na Educação |
Ivana Guilherme Símili (DFE) |
|
TAIS LUIZ DE ALMEIDA (T32) |
José Joaquim Pereira de Melo (DFE) |
||
TALINE TOSSI DOS SANTOS (T31) |
Do Meio À Mediação Educacional: O Sujeito Popular E Suas Práticas Culturais Na Televisão Comercial Aberta |
Renata Marcelle Lara (DFE) |
|
TAMY QUADRA VIEIRA (T01) |
Heloisa Toshie Irie Saito (DTP) |
||
THAIS CRISTINE DOS SANTOS (T01) |
A AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA POR CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE |
Sandra Maria C. S. Moser (DLE) |
|
VALQUÍRIA BRITO DA ROCHA (T01) |
A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EM ESCOLAS NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS |
Tânia dos Santos A. da Silva (DTP) |
|
VIVIANE SOARES VILASANTI (T01) |
Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância: um Estudo dos Verbetes “Linguagem e Alfabetização” e “Distúrbios de Aprendizagem” |
Luiz Carlos Faria da Silva (DFE) |
|
ZÉLIA LINO DE MORAIS (T01) |
CONTRIBUIÇÕES DE ENRIQUE PICHON-RIVIÈRE PARA A COMPREENSÃO DOS VÍNCULOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
Geiva Carolina Calsa (DTP) |
Profª Aline Frollini Lunardelli Lara
- Coordenadora do TCC / Pedagogia -