Ano 2013
Trabalho de Conclusão do Curso - 2013
| RESUMO Nº. | ALUNO | TÍTULO - Trabalho Completo - | ORIENTADOR | 
| 01 | ANDREIA CONTRIGIANI DE SOUZA | Educação Disciplinar: a Obediência como Virtude Social | Terezinha Oliveira | 
| 02 | FABIANA ROBERTA DE SOUZA | A ira: uma Virtude Importante para o Comedimento e o Convívio Social | Terezinha Oliveira | 
| 03 | JULIANA GREGÓRIO VALENTIM | Liberdade e Política como Formação do Homem | Terezinha Oliveira | 
| 04 | MARIANA VIEIRA SARACHE | Terezinha Oliveira | |
| ALINE APARECIDA GONÇALVES DA ROCHA (T32) | Concepções de Pais e Professores acerca da Tarefa de Casa: A Relação Família – Escola em Questão | Solange Franci R. Yaegashi (DTP) | |
| ALINE PEREIRA VELASCO SILVA (T32) | Formação e Educação de Crianças e Jovens na Sociedade Midiática | Tereza Kazuko Teruya (DTP) | |
| ALTAIR APARECIDO DE AZEVEDO (T01) | O Programa de Educação para Adultos da UEM: (1988-2013) Memória e História | Luzia Marta Bellini (DFE) | |
| AMANDA GLADYZ BLÁSQUEZ FIGUEROA (t32) | As Modernizações Chilenas de 1980: Embates de um Sistema Educacional Neoliberal | Maria Cristina Gomes Machado (DFE) | |
| ANA CLAUDIA DE ALMEIDA SANTOS CÂNDIDO (T32) | A Importância do Brinquedo e do Brincar para o Desenvolvimento Infantil | Sheila Maria Rosin (DTP) | |
| ANA CLAUDIA GRILO RODRIGUES (T32) | Meninas e Bonecas na Constituição do Gênero Feminino: Um Levantamento das Bonecas mais Vendidas na Loja Ri Happy | Luzia Marta Bellini (DFE) | |
| ANA CLAUDIA LIMA (T01) | As Políticas Públicas para a Infância na CONAE e no Novo PNE (PL NO.8.035/2010) | Jani Alves da Silva Moreira (DTP) | |
| ANA PAULA ROSA DA SILVA (T32) | Políticas Públicas Para O Financiamento Da Educação Básica E As Orientações De Organismos Internacionais | Jani Alves da Silva Moreira (DTP) | |
| ANDRESSA GRAZIELY BERTO DA SILVA (T32) | Leitura De Gêneros Textuais Com Jovens KAINGANG Do Ensino Fundamental E Médio Em Escola Indígena No Paraná | Rosângela Célia Faustino (DTP) | |
| ANDRESSA MARY TAKANO (T31) | O Atendimento Educacional Especializado Na Perspectiva Da EducaçãoInclusiva | Elma Júlia Gonçalves de Carvalho (DTP) | |
| ANNA KARLA PELIÇON (T01) | Funções Parentais E Desenvolvimento Afetivo: Reflexões Sobre O Abuso Psicológico Infantil | Solange F. Raimundo Yaegashi (DTP) | |
| BRUNA BIENE MARTINS (T01) | Análise da Influência da Mídia no Comportamento das Vítimas de Bullying | Ivone Pingoello (DTP) | |
| BRUNA FERNANDA MANOEL (T31) | Aparecida Meire Calegari Falco (DTP) | ||
| CAMILA ANDRIAN DORIGON DE LIMA (T32) | José Paulo Paes: Possibilidade de Encanto, Ensino e Aprendizagem | Marta Chaves (DTP) | |
| CAMILA FERNANDES (T31) | A Autoridade dos Pais e professores de crianças pequenas: Relação escola e família | Solange Franci R. Yaegashi (DTP) | |
| CLEIA MACEDO ARAGÃO (T32) | O Ensino Da História E Cultura Afro-Brasileira Na Educação Básica: Reflexões Políticas Sobre A LEI NO. 10.639/03 | Jani Alves da Silva Moreira (DTP) | |
| DAMARES LUPPI (T31) | A Política de Formação do Gestor Escolar no Brasil a Partir de 1990 | Elma Júlia G. de Carvalho (DFE) | |
| DANIELLA DE AGUIAR GUISSO (T32) | A Dissonância entre as Ações Governamentais (PNAIC e PCNS) Brasileiras em Alfabetização e as evidências científicas | Ruth Izumi Setoguti (DFE) | |
| EDNA APARECIDA PITELLI SABATINE (T32) | Tereza Kazuko Teruya (DTP) | ||
| ELISANGELA PEREIRA DA SILVA TOBIAS (T32) | A Importância da Formação do Pedagogo para um ensino fundamental de Qualidade | Ruth Izumi Setoguti (DFE) | |
| ELY YUKIE WATANABE (T01) | A Aprendizagem Escolar de Alunos com Paralisia Cerebral: relato de um estudo de caso | Tania dos Santos A. da Silva (DTP) | |
| FABIANA BRUNA GOZER DIAS (T01) | Ivone Pingoello (DTP) | ||
| FRANCIELE BONFIM RODRIGUES (T32) | A Influência da Família na Representação que os Alunos têm sobre a Escolarização | Sheila Maria Rosin (DTP) | |
| FRANCIELE DE FÁTIMA MENK (T31) | “Se a Vida lhe der um Limão, Faça Dele uma Limonada”: moda pedagógica eeducação inclusiva | Ivana Guilherme Símili (DFE) | |
| FRANCIELLI LAIZ GOBBI (T31) | Medidas de Acessibilidade para o Deficiente Intelectual – A Linguagem Assistiva como Caminho para Humanização | Tânia dos Santos Alvarez da Silva (DTP) | |
| FRANCIELY JOICE MEDEIROS (T32) | A Educação Infantil sobre a Perspectiva do Lúdico: uma Prática Possível? | Ercília Maria A. T. de Paula (DTP) | |
| FRANCISLAYNE RUIZ (T31) | A Relação Educação-Trabalho na Educação Prisional Brasileira: uma Perspectiva Gramsciana | Mario Luiz Neves de Azevedo (DFE) | |
| GÉSSICA KEISLYN VOLPATO (T32) | Contribuições da Biblioteca Escolar para a Promoção do Processo de Letramento | Maria Angélica Olivo Francisco Lucas (DTP) | |
| GISELE FABIANE BERTO (T01) | Contribuições Da Ludicidade Aos Processos De Alfabetização, Letramento E Ensino-Aprendizagem | Regina de Jesus Chicarelle (DTP) | |
| GISELE TEIXEIRA CHAVES BASSOLTO (T01) | O Programa Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa À Luz Do Atual Estado Da Arte Sobre Alfabetização | Luiz Carlos Faria da Silva (DFE) | |
| GISELY CRISTINA GIROTO (T01) | Evasão E Abandono Escolar No Ensino Médio: Um Desafio A Ser Enfrentado Pelas Escolas Públicas | Ruth Izumi Setoguti (DFE) | |
| GLEISSY KELLY ORDONIS (T01) | Literatura Infantil No Brasil: Uma Leitura Acerca De Sua História | Elaine Rodrigues (DFE) | |
| JENIFFER ADRIANI SANTOS CSUCSULY (T32) | Leitura Para Bebês De 0 A 3 Anos: Preditor Do Sucesso Escolar | Ruth Izumi Setoguti (DFE) | |
| JÉSSICA BELOTTO CREPALDI (T32) | Da Punição Corporal À Lei Da Palmada: Uma Discussão Preliminar Sobre Disciplina, Violência E Educação | Cristina de Amorim Machado (DFE) | |
| JOSIANE SILVA DOS SANTOS (T31) | MAKARENKO E A EDUCAÇÃO: ESTUDOS INICIAIS DOS ‘POEMAS PEDAGÓGICOS’ | Marta Chaves (DTP) | |
| JULIANA DEOLDOTO PAULINO (T32) | IRMÃOS GRIMM: UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM ENCANTAMENTO | Marta Chaves (DTP) | |
| JULIANA OZAÍ DA SILVA (T01) | Patrícia Lessa dos Santos (DFE) | ||
| KARINA BIANCA BEIENKE (T32) | Formação De Professores No Curso De Pedagogia: Uma Análise Sobre A Matriz Curricular | Silvia Pereira Gonzaga de Moraes (DTP) | |
| KELEN ROSANA TEIXEIRA DA SILVA (T32) | Elementos Lúdicos e suas Influências no Desenvolvimento Infantil | Regina de Jesus Chicarelle (DTP) | |
| LARISSA STEFANE POLETO (T31) | Literatura Infantil: Velho e Velhice nas Obras de Monteiro Lobato | Maria Cristina Gomes Machado (DFE) | |
| LEDIANI APARECIDA WATERKEMPER (T31) | A Influência do Desenho no Desenvolvimento Cognitivo da Criança | Solange Franci R. Yaegashi (DTP) | |
| LENIARA EDNEIA KLERING (T32) | A Relação entre atividade de Estudo e o Desenvolvimento do Psiquismo nos Estudantes | Marta Sueli de Faria Sforni (DTP) | |
| LETÍCIA CARRILHO KUHL (T01) | Relação entre Consumo Infantil, Mídia e Animação Infantil, em Estudo: Branca de Neve e os Sete Anões | Fátima Maria Neves (DFE) | |
| LETÍCIA VOLPATO (T31) | Os Embates, Avanços e Retrocessos da Organização Curricular como Elementos Críticos e Norteadores do Tipo de Práticas Realizadas na Educação Infantil | Regina de Jesus Chicarelle (DTP) | |
| LÍCIA GÃOTAN GUILHERME (T32) | BILINGUISMO NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO KAVAGTÃN VERGÍLIO | Rosângela Célia Faustino (DTP) | |
| LOREYNE PRISCILA DO NASCIMENTO (T01) | POLÍTICAS PÚBLICAS: A Proposta da UNESCO para a Atenção e a Educação da Primeira Infância no Brasil (2000-2010) | Ângela Mara de Barros Lara (DFE) | |
| LUIZA RIBEIRO DE SOUZA (T01) | INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: Algumas Reflexões sobre uma Experiência de Inclusão | Tânia dos Santos Alvarez da Silva (DTP) | |
| MARCELA DE MELO CANGUSSU (T32) | Considerações Sobre A Participação Dos Pais Na Vida Escolar E Na Aprendizagem Dos Filhos | Cristina de Amorim Machado (DFE) | |
| MARCELA SIQUEIRA TREVISAN PALMA (t31) | DEBATES E POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ÂMBITO DA CONAE, DO PDE E DO PNE | Mário Luiz Neves de Azevedo (DFE) | |
| MARCELLA FLORYANA RIBEIRO (T31) | A Acessibilidade Como Ferramenta Para Inclusão Escolar E Social De Pessoas Com Surdocegueira | Maria de Jesus Cano Miranda (DTP) | |
| MARCELLA HAUANNA CASSULA (T32) | Criança Indígena Guarani: Aspectos Sócio-Históricos, Culturais E Educacionais | Rosângela Célia Faustino (DTP) | |
| MARIA CECÍLIA BILHA MARCONI (T31) | A Importância da Família no Desenvolvimento Afetivo-Social da Criança e do Adolescente | Solange Franci R. Yaegashi (DTP) | |
| MARIA ELISA MADEIRA BORTOLO (T01) | A Afetividade e Mediação: Implicações da Teoria Histórico-Cultural | Sheila Maria Rosin (DTP) | |
| MARIA FERNANDA DE LEMOS GOMES (T31) | A Prática Pedagógica com a Criança Hospitalizada: o Brincar | Aparecida Meire Calegari Falco (DTP) | |
| MARIA JOSÉ DE MENDONÇA (T32) | DOCUMENTÁRIO: DEFICIÊNCIA VISUAL – PONTOS E CONTRA PONTOS | Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (DTP) | |
| MARIANA COSTA DO NASCIMENTO (T01) | Ansiedade Em Tempos Líquidos: Descentração Como Estratégia De Professores Da Primeira Etapa Do Ensino Fundamental | Geiva Carolina Calsa (DTP) | |
| MARIANA YURIKO OTANI (T31) | PEDAGOGIA DE ERASMO DE ROTERDÃ E MASSAHARU TANIGUCHI | Jorge Cantos (DFE) | |
| MARIANE FERNANDES (T32) | BONECA BARBIE: Análise De Anúncios Publicitários Direcionados Às Crianças | Ana Cristina Teodoro da Silva (DFE) | |
| MARÍLIA CAMPIOTO GIMENES (T31) | A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE HORACE MANN | Maria Cristina Gomes Machado (DFE) | |
| MARYELLE RAIANE PEREIRA (T31) | A Contribuição Do Educador No Desenvolvimento Moral Da Criança: O Trabalho Com Regras Em Sala De Aula | Solange Franci R. Yaegashi (DTP) | |
| MAYSA GABRIELA BUZZO (T01) | Análise Das Características Do Bullying Como Base Para Ações Preventivas | Ivone Pingoello (DTP) | |
| MICHELLI APARECIDA DA SILVA LOPES (T32) | A Psicogênese Da Pessoa Completa A Partir Da Teoria Walloniana | Heloisa Toshie Irie Saito (DTP) | |
| MICHELY CACIOLARI DE SOUZA (T01) | A Educação Das Aparências: Práticas De Embelezamento E As Feminilidades Nas “DICAS DE BELEZA DA BARBIE” | Ivana Guilherme Símili (DFE) | |
| MIRELE RUANI AKIYAMA (T01) | DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Eloiza Elena da Silva (DTP) | |
| NATHÁLIA FAFARÃO RUIZ (T01) | PRONUNCIAMENTOS DE RUI BARBOSA EM DEFESA DOS JARDINS DE INFÂNCIA | Marta Chaves (DTP) | |
| NAYARA MARINO (T01) | Sheila Maria Rosin (DTP) | ||
| PATRICIA FURTUOSO (T01) | Estudo Sobre A Prática De Alfabetização Matemática De Professoras Da Educação Infantilalfabetização Matemática Na Educação Infantil: Construção Do Número | Geiva Carolina Calsa (DTP) | |
| PATRÍCIA KELLEN RIBEIRO SANTOS (T01) | MAKARENKO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE AS CONFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | Marta Chaves (DTP) | |
| PATRICIA LUIZA DE OLIVEIRA (T31) | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: REPENSANDO O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA | Solange Franci Raimundo Yaegashi (DTP) | |
| PRISCILA FERNANDA PIRES (T01) | Política de Ampliação do Ensino Fundamental Para 9 Anos No Brasil: Avanços Ou Retrocessos | Jani Alves da Silva Moreira (DTP) | |
| PRISCILA MALDONADO FERREIRA (T31) | História De Uma Instituição Pública: Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal | Maria Cristina Gomes Machado (DFE) | |
| REGINA APARECIDA VIDOTTI VILELA (T01) | Contação de História na Educação Infantil no Contexto da Educação Inclusiva: Formando Valores | Maria de Jesus Cano Miranda (DTP) | |
| RENATA FRANQUI (T32) | EDUCAÇÃO FEMININA E PEDAGOGIAS DA MATERNIDADE NA REVISTA FON-FON! | Ivana Guilherme Símili (DFE) | |
| RENATA PEDROSO LEONEL (T31) | Deficiência Visual: Caracterização E Implicações Das Práticas Escolares Na Perspectiva Da Escola Inclusiva | Maria de Jesus Cano Miranda (DTP) | |
| ROSANY JOICY MELO (T01) | ARTIGOS E EDITORIAIS EM CIRCULAÇÃO NO PARANÁ DE 1980: UM ESTUDO SOBRE O JORNAL DA EDUCAÇÃO | Elaine Rodrigues (DFE) | |
| SAMARA DE SOUZA SANT’ANNA (T32) | VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DOCUMENTAL | Solange Franci R. Yaegashi (DTP) | |
| SORAYA SAYURI MATSUDA (T31) | Patrícia Lessa dos Santos (DFE) | ||
| STEFANY TAMIÃO MANTOVANI (T32) | Um Estudo Sobre A Influência Da Mídia Na Infância E Seus Benefícios Para O Aperfeiçoamento Do Ensino Na Escola | Maria Luisa Furlan Costa (DFE) | |
| SUÉLEN MENDES DE BONFIM OLIVEIRA (T31) | Cheiro de Comida da Escola: a Merenda e as Merendeiras na Educação | Ivana Guilherme Símili (DFE) | |
| TAIS LUIZ DE ALMEIDA (T32) | José Joaquim Pereira de Melo (DFE) | ||
| TALINE TOSSI DOS SANTOS (T31) | Do Meio À Mediação Educacional: O Sujeito Popular E Suas Práticas Culturais Na Televisão Comercial Aberta | Renata Marcelle Lara (DFE) | |
| TAMY QUADRA VIEIRA (T01) | Heloisa Toshie Irie Saito (DTP) | ||
| THAIS CRISTINE DOS SANTOS (T01) | A AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA POR CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE | Sandra Maria C. S. Moser (DLE) | |
| VALQUÍRIA BRITO DA ROCHA (T01) | A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EM ESCOLAS NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS | Tânia dos Santos A. da Silva (DTP) | |
| VIVIANE SOARES VILASANTI (T01) | Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância: um Estudo dos Verbetes “Linguagem e Alfabetização” e “Distúrbios de Aprendizagem” | Luiz Carlos Faria da Silva (DFE) | |
| ZÉLIA LINO DE MORAIS (T01) | CONTRIBUIÇÕES DE ENRIQUE PICHON-RIVIÈRE PARA A COMPREENSÃO DOS VÍNCULOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA | Geiva Carolina Calsa (DTP) | 
Profª Aline Frollini Lunardelli Lara 
- Coordenadora do TCC / Pedagogia -

 
  
  
  
  Segunda a Sexta-feira
 Segunda a Sexta-feira sec-dfe@uem.br
  sec-dfe@uem.br