+

Ano 2011

Trabalhos do Curso de Pedagogia / 2011

 

Matutino

Turma 01

Nome Título do trabalho
Adeline Ambrozim Do fundo do mar à construção de identidade: A pequena sereia e as noções de beleza e feminilidade.
ANA KÉSIA TOWS DE OLIVEIRA A MÚSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE 
PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UM OLHAR 
SOBRE LEIS E FATOS 
Ana Maria da Silva Toyshima  O Ideário Educacional Jesuítico: explorando o Ratio Studiorum 
CINTHIA SAYURI GOTO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR (SINAES): 
ANALISANDO SUA TRAJETÓRIA 
CRISTIANE DO CARMO VIEIRA NEVES EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ESTADO DO PARANÁ
Diucimara Deganello A LEITURA E A FORMAÇÃO DA PESSOA SEGUNDO HUGO DE SÃO VITOR
EDNA MÁRCIA BERGAMASCHI DA SILVA   
CORPO E GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESADE 3ª E 4ª SÉRIES
 
ELIZANA MALANOTTE DA SILVA GAMA  POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM DOCUMENTOS DA UNESCO A PARTIR DE 1990 
Fernanda Age Macedo A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO
PRIMEIRO ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS 
FLAVIANE ALVES DA SILVA  O LUGAR DO MOVIMENTO NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICASCURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
KEILLA FRANCIELI MARANA DA FONSECA  UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Kelly Vanessa Barbosa Os contos de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil
LAÍS PACIFICO MARTINELI  MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICOEXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA 
LARISSA KÜHL IZIDORO PEREIRA  A INFLUÊNCIA DA BRINCADEIRA NA FORMAÇÃO DE GÊNERO: 
FORMAÇÃO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
MARIA JOSEFA BEZERRA CANELA  CECÍLIA MEIRELES: UMA POSSIBILIDADE DE ENCANTOS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 
MERLY PALMA FERREIRA  EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO AMBIENTAL: PERSPECTIVA PARA 
ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
MIGUEL WILLIAN MALACRIDA ATUAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO MORAL: UM
ESTUDO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
PATRÍCIA ALVES DOS SANTOS   A ESCOLA NORMAL SECUNDÁRIA DE MARINGÁ E AS CONTRIBUIÇÕES 
PEDAGÓGICAS DE AMARAL FONTOURA PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA 
 
Patricia Sebastiana Pires Guelles  Os caminhos opostos percorridos por jesuítas e franciscanos na colonização do Brasil 
Paula Tamyris Moya   
Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a organização do ensino da linguagem escrita 
Priscila Freire Bondarenco   
INTERAÇÕES VERBAIS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SUBSÍDIOS DA 
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 
SUZAN CARNEIRO CIPRIANO OS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ:
ESTUDO SOBRE O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS KAINGANG E GUARANI NO ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ
SUZANE BARRETTO DIAS PETRUCCI  ANÁLISE DE ALGUMAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS 
ACERCA DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
VEICULADAS PELO JORNAL “LETRA A” 

TATIANA CUSTÓDIO
Relação entre a Aprendizagem da Linguagem Escrita e as Práticas de Desenho Realizadas na Educação Infantil
THAÍS TONO VIDOTTI DIFICULDADES DE ALUNOS RESPIRADORES ORAIS EM OPERAÇÕES DE MATEMÁTICA 
Thaís Vieira da Silva POLÍTICAS DE ORIENTAÇÃO DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL PÓS 1990 

 

Noturno

Turma 31

aluno

titulo

orientador

CAMILA LOPES BARBOSA

A inclusão escolar de alunos surdos: a política nacional e a conduta do Paraná

Tânia dos Santos Alvarez da Silva

CARINA CARVALHO DE OLIVEIRA

A vida escolar de alunos egressos do Centro de Educação Infantil Pertinho da Mamãe – UEM

Tânia dos Santos Alvarez da Silva

CARLA CAINÃ MESTI SOARES

Brincadeiras representadas nas histórias em quadrinhos: analisando suas contribuições ao desenvolvimento infantil

Regina Lúcia Mesti

CARLA MAYUMI OIKAWA

A representação da figura materna nos livros de literatura infantil

Janira Siqueira Camargo

ELIANA PENIDO

Atividades de alfabetização e letramento no eixo da leitura no livro didático

Janira Siqueira Camargo

ELIANE SANTOS

A relação entre ludicidade, brincadeiras e jogos no desenho animado

Regina Lúcia Mesti

ELOÍSA MARIA DE ANDRADE

As representações para as feminilidades das “Meninas Superpoderosas”

Ivana Guilherme Símili

GIANE LINS DOS SANTOS

Pedagogias do Sexo e da Sexualidade: a revista Nova Escola (2009-2010)

Ivana Guilherme Símili

GRACIELE MARTINS BUBNA

mídia televisiva e sua influência na obesidade infantil

Sheila Maria Rosin

GRAZIELI THEODORO MARTINS

Currículo em ação: projetos desenvolvidos na educação básica

Maria Terezinha Bellanda Galuch

HELENA APARECIDA TAVARES REIS MÔNACO

Musicalização na Educação Infantil

Eloíza Elena da Silva

JULIANA CONTESSOTTO

abuso psicológico à luz da abordagem psicanalítica do desenvolvimento infantil: algumas reflexões

Solange Franci Raimundo Yaegashi

KAROLINE CHAVES OLIVEIRA

produção científica brasileira sobre a organização da prática pedagógica com base na teoria histórico-cultural

Marta Sueli de Faria Sforni

LEIZA BURKO

organização do ensino em livros didáticosde história

Maria Terezinha Bellanda Galuch

LILIANE APARECIDA DE SOUZA

uso de jogos educativos como auxiliar no processo de aprendizagem da linguagemescrita

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

LUCÉLIA DA SILVA RODRIGUES BARBOSA

Estudo exploratório sobre mídias naEducação

Teresa Kazuko Teruya

MAYARA OLIVEIRA GONÇALVES

Políticas educacionais e a formaçãoeducacional nos livros didáticos de geografia

Maria Terezinha Bellanda Galuch

MICHELE BORGES DA COSTA

O brincar e suas implicações nodesenvolvimento infantil

Heloisa Toshie Irie Saito

MICHELE FIORAVANTI MOLINARI

A importância do trabalho de leitura no contexto escolar para a formação do cidadão

Janira Siqueira Camargo

NAIARA RINGWALD BARBOSA

Representações de gênero em história em quadrinhos: algumas reflexões

Regina Lúcia Mesti

NATIELLE MAIOLINO POSA VILLA NOVA

A perspectiva das políticas educacionais de Gustavo Capanema de 1934 a 1945

Maria Cristina Gomes Machado

PAULA GERMANO PEREIRA

Criança e consumo: a publicidade e suas pedagogias da alienação

Patrícia Lessa dos Santos

PRICILA SANTANA HIRAI

O desenho para formação da criança na perspectiva de Celestin Freinet

Maria Cristina Gomes Machado

SOANE DE SOUZA FERREIRA

Internet no Ensino Fundamental: primeiros estudos para a compreensão do professor em formação inicial

Anair Altoé

SOLANGE APARECIDA DOS SANTOS

Alfabetização infantil baseada em evidência científica: um estudo atual

Ruth Izumi Setoguti

 

STHEFANE LIEGE MOREIRA LUPIO

Literatura infantil e letramento: algumas reflexões

Solange Franci Raimundo Yaegashi

TÂNIA PATRÍCIA CARDOSO

A influência da publicidade no consumo da moda infantil

Sheila Maria Rosin

VIVIANE APARECIDA NOGUEIRA

Políticas públicas educacionais brasileiraspara a infância: algumas considerações sobre o final do século XX

Maria Eunice França Volsi

 

Turma 32

aluno

titulo

orientador

ADRIANA COUTINHO

Reflexões sobre a Pedagogia Empreendedora na Educação Básica

Elma Júlia Gonçalves de Carvalho

AMANDA KOERNER

A formação humana sob a lógica alienante do capital: apontamentos sobre as controvérsiase limites das políticas educacionais no Brasil Contemporâneo

Ademir Quintilio Lazarini

AMANDA MOREIRA DE CARVALHO

Bullying e fracasso escolar: algumas considerações

Solange Franci Raimundo Yaegashi

 

ANA PAULA DOS SANTOS VIANA

Universidade medieval no século XIII: um estudo de suas origens sob o olhar da historiografia francesa

Terezinha Oliveira

ANDRÉA DO NASCIMENTO SENA

Gênero, sexualidade e mídia: o que se aprende nos programas infantis?

Eliane Rose Maio

ANDRESSA FERNANDA DA SILVA

O luto e o processo de aprendizagem na infância: reflexões iniciais

Celma Regina Borghi Rodriguero

ÂNGELA ALINE DE MELO AMARAL

A importância histórica dos testes ABC para o processo de alfabetização

Maria Cristina Gomes Machado

ANGELIKA DE SOUZA SAMPAIO TEIXEIRA

Reflexões acerca do processo de aquisição da escrita e da leitura no 1ª ano de EnsinoFundamental de nove anos

Janira Siqueira Camargo

BRUNA DE SOUZA SANTOS

A atuação do pedagogo na ambiência hospitalar: limites e perspectivas

Celma Regina Borghi Rodriguero

 

CRISLENE DE SOUSA LUCAS

 

Mafalda e Aristóteles: algumas aproximações no campo educacional brasileiro

Terezinha Oliveira

 

CRISTINA BEGNOSSI LOPES DE MELO

O estresse e o burnout em professores de educação infantil

Solange Franci Raimundo Yaegashi

ERICA KÁTIA DE SOUZA EUPHRASIO

A educação como princípio norteador da formação humana

Terezinha Oliveira

ERICA PRISCILA AZEREDO DA ROCHA

O perfil do aluno de pedagogia: uma leitura do Relatório Síntese do ENADE 2005 da área de Pedagogia

Ruth Izumi Setoguti

FERNANDA DE CARVALHO POLONIO

A formação de professores para a educaçãoinclusiva nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá

 

Tânia dos Santos Alvarez da Silva

FRANCIELLE DIOGO DE SOUZA

Ana Maria Machado: contribuições e aprendizado no trabalho com a literaturainfantil

Marta Chaves

GEISA MARI GASPAROTTO

Pedagogia Hospitalar: a literatura infantilcomo elemento de mediação no desenvolvimento da criança hospitalizada

 

Celma Regina Borghi Rodriguero

IVONE RIBEIRO DA SILVA

A contação de história e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem

Heloisa Toshie Irie Saito

JOICE EVELLYN ALVES TASCA

A homofobia e a aprendizagem: desafios e questionamentos na educação escolar

Eliane Rose Maio

 

JOSIANE SCHINAIDER COSTA

A literatura como instrumento educativo na Revolução Francesa: algumas lições para a prática pedagógica dos nossos dias

Terezinha Oliveira

LARISSA SAYUMI FRANCISCO

O papel da atividade lúdica para o desenvolvimento infantil: contribuições de Elkonin

Marta Suely de Faria Sforni

LAYS LIDIANE MOREIRA DA COSTA

Aspectos históricos da educação: uma proposta de reflexão sobre a função das instituições para crianças pequenas

Marta Chaves

LUCIMARA JOSÉ FERNANDES

Habilidades em leitura: um estudo sobre desempenho de estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Aluno (PISA) de 2006

Ruth Izumi Setoguti

MARIANA CAMAROTTO RODRIGUES

Rocha Pombo e “O Paraná no Centenário (1500-1900)”

Maria Cristina Gomes Machado

MEIRE ALVARASINI DE ARAUJO

Divórcio parental, depressão infantil e dificuldades de aprendizagem

Solange Franci Raimundo Yaegashi

OLIVIA DA SILVA PIRES

Contribuições do ato de contar histórias na educação infantil para a formação do futuroleitor

 

Heloísa Toshie Irie Saito

OSMAR NASCIMENTO DE OLIVEIRA

Métodos de alfabetização

Nerli Nonato Ribeiro Mori

PRICILA SANTANA HIRAI

O desenho para formação da criança na perspectiva de Celestin Freinet

Maria Cristina Gomes Machado

RENATA RHARIADINYS ROCHA DE OLIVEIRA

Sexualidade de Síndrome de Down: a importância do ensino

Eliane Rose Maio

SHEYLA HUNDZINSKI E SILVA CAMARGO

O teatro de Anchieta como processo educacional

Célio Juvenal Costa

SOLANGE MENDONÇA DA SILVA

A importância de estudos e pesquisas sobre gênero e diversidade sexual na educação

Eliane Rose Maio

 

STEPHANIE CAROLINA BENÍCIO DOS SANTOS

Infância: algumas considerações iniciais sobre moda e mídia

 

Luzia Marta Bellini

SUELY APARECIDA GABIATTI CELINI

A brincadeira na educação infantil

 

Sheila Maria Rosin

 

SUZANA APARECIDA DE SANTANA

Pedagogias do vestir e moda infantil:contribuições da zig-zig-zaa para a alfabetização e para a formação das identidades de gênero

Ivana Guilherme Símili

SUZI MARIA NUNES CORDEIRO

As implicações do TDA/H na aprendizagemescolar e desenvolvimento de crianças de seis a doze anos

 

Solange Franci Raimundo Yaegashi

VILMA GOMES DE LIMA

O desafio de ser letrado na Idade Média: uma leitura de Christine de Pizan

Terezinha Oliveira