Ano 2011
Matutino
Turma 01
| Nome | Título do trabalho |
| Adeline Ambrozim | Do fundo do mar à construção de identidade: A pequena sereia e as noções de beleza e feminilidade. |
| ANA KÉSIA TOWS DE OLIVEIRA | A MÚSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UM OLHAR SOBRE LEIS E FATOS |
| Ana Maria da Silva Toyshima | O Ideário Educacional Jesuítico: explorando o Ratio Studiorum |
| CINTHIA SAYURI GOTO | SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR (SINAES): ANALISANDO SUA TRAJETÓRIA |
| CRISTIANE DO CARMO VIEIRA NEVES | EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ESTADO DO PARANÁ |
| Diucimara Deganello | A LEITURA E A FORMAÇÃO DA PESSOA SEGUNDO HUGO DE SÃO VITOR |
| EDNA MÁRCIA BERGAMASCHI DA SILVA | CORPO E GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESADE 3ª E 4ª SÉRIES |
| ELIZANA MALANOTTE DA SILVA GAMA | POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES EM DOCUMENTOS DA UNESCO A PARTIR DE 1990 |
| Fernanda Age Macedo | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS |
| FLAVIANE ALVES DA SILVA | O LUGAR DO MOVIMENTO NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICASCURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| KEILLA FRANCIELI MARANA DA FONSECA | UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
| Kelly Vanessa Barbosa | Os contos de fadas e o desenvolvimento do imaginário infantil |
| LAÍS PACIFICO MARTINELI | MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICOEXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA |
| LARISSA KÜHL IZIDORO PEREIRA | A INFLUÊNCIA DA BRINCADEIRA NA FORMAÇÃO DE GÊNERO: FORMAÇÃO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| MARIA JOSEFA BEZERRA CANELA | CECÍLIA MEIRELES: UMA POSSIBILIDADE DE ENCANTOS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
| MERLY PALMA FERREIRA | EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO AMBIENTAL: PERSPECTIVA PARA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
| MIGUEL WILLIAN MALACRIDA | ATUAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO MORAL: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA |
| PATRÍCIA ALVES DOS SANTOS | A ESCOLA NORMAL SECUNDÁRIA DE MARINGÁ E AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE AMARAL FONTOURA PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA |
| Patricia Sebastiana Pires Guelles | Os caminhos opostos percorridos por jesuítas e franciscanos na colonização do Brasil |
| Paula Tamyris Moya | Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a organização do ensino da linguagem escrita |
| Priscila Freire Bondarenco | INTERAÇÕES VERBAIS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SUBSÍDIOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
| SUZAN CARNEIRO CIPRIANO | OS ÍNDIOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: ESTUDO SOBRE O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS KAINGANG E GUARANI NO ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ |
| SUZANE BARRETTO DIAS PETRUCCI | ANÁLISE DE ALGUMAS ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ACERCA DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VEICULADAS PELO JORNAL “LETRA A” |
TATIANA CUSTÓDIO |
A Relação entre a Aprendizagem da Linguagem Escrita e as Práticas de Desenho Realizadas na Educação Infantil |
| THAÍS TONO VIDOTTI | DIFICULDADES DE ALUNOS RESPIRADORES ORAIS EM OPERAÇÕES DE MATEMÁTICA |
| Thaís Vieira da Silva | POLÍTICAS DE ORIENTAÇÃO DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL PÓS 1990 |
Noturno
Turma 31
|
aluno |
titulo |
orientador |
|
CAMILA LOPES BARBOSA |
A inclusão escolar de alunos surdos: a política nacional e a conduta do Paraná |
Tânia dos Santos Alvarez da Silva |
|
CARINA CARVALHO DE OLIVEIRA |
A vida escolar de alunos egressos do Centro de Educação Infantil Pertinho da Mamãe – UEM |
Tânia dos Santos Alvarez da Silva |
|
CARLA CAINÃ MESTI SOARES |
Regina Lúcia Mesti |
|
|
CARLA MAYUMI OIKAWA |
A representação da figura materna nos livros de literatura infantil |
Janira Siqueira Camargo |
|
ELIANA PENIDO |
Atividades de alfabetização e letramento no eixo da leitura no livro didático |
Janira Siqueira Camargo |
|
ELIANE SANTOS |
A relação entre ludicidade, brincadeiras e jogos no desenho animado |
Regina Lúcia Mesti |
|
ELOÍSA MARIA DE ANDRADE |
As representações para as feminilidades das “Meninas Superpoderosas” |
Ivana Guilherme Símili |
|
GIANE LINS DOS SANTOS |
Pedagogias do Sexo e da Sexualidade: a revista Nova Escola (2009-2010) |
Ivana Guilherme Símili |
|
GRACIELE MARTINS BUBNA |
A mídia televisiva e sua influência na obesidade infantil |
Sheila Maria Rosin |
|
GRAZIELI THEODORO MARTINS |
Currículo em ação: projetos desenvolvidos na educação básica |
Maria Terezinha Bellanda Galuch |
|
HELENA APARECIDA TAVARES REIS MÔNACO |
Eloíza Elena da Silva |
|
|
JULIANA CONTESSOTTO |
O abuso psicológico à luz da abordagem psicanalítica do desenvolvimento infantil: algumas reflexões |
Solange Franci Raimundo Yaegashi |
|
KAROLINE CHAVES OLIVEIRA |
A produção científica brasileira sobre a organização da prática pedagógica com base na teoria histórico-cultural |
Marta Sueli de Faria Sforni |
|
LEIZA BURKO |
A organização do ensino em livros didáticosde história |
Maria Terezinha Bellanda Galuch |
|
LILIANE APARECIDA DE SOUZA |
O uso de jogos educativos como auxiliar no processo de aprendizagem da linguagemescrita |
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas |
|
LUCÉLIA DA SILVA RODRIGUES BARBOSA |
Teresa Kazuko Teruya |
|
|
MAYARA OLIVEIRA GONÇALVES |
Políticas educacionais e a formaçãoeducacional nos livros didáticos de geografia |
Maria Terezinha Bellanda Galuch |
|
MICHELE BORGES DA COSTA |
O brincar e suas implicações nodesenvolvimento infantil |
Heloisa Toshie Irie Saito |
|
MICHELE FIORAVANTI MOLINARI |
A importância do trabalho de leitura no contexto escolar para a formação do cidadão |
Janira Siqueira Camargo |
|
NAIARA RINGWALD BARBOSA |
Representações de gênero em história em quadrinhos: algumas reflexões |
Regina Lúcia Mesti |
|
NATIELLE MAIOLINO POSA VILLA NOVA |
A perspectiva das políticas educacionais de Gustavo Capanema de 1934 a 1945 |
Maria Cristina Gomes Machado |
|
PAULA GERMANO PEREIRA |
Criança e consumo: a publicidade e suas pedagogias da alienação |
Patrícia Lessa dos Santos |
|
PRICILA SANTANA HIRAI |
O desenho para formação da criança na perspectiva de Celestin Freinet |
Maria Cristina Gomes Machado |
|
SOANE DE SOUZA FERREIRA |
Internet no Ensino Fundamental: primeiros estudos para a compreensão do professor em formação inicial |
Anair Altoé |
|
SOLANGE APARECIDA DOS SANTOS |
Alfabetização infantil baseada em evidência científica: um estudo atual |
Ruth Izumi Setoguti
|
|
STHEFANE LIEGE MOREIRA LUPIO |
Solange Franci Raimundo Yaegashi |
|
|
TÂNIA PATRÍCIA CARDOSO |
Sheila Maria Rosin |
|
|
VIVIANE APARECIDA NOGUEIRA |
Políticas públicas educacionais brasileiraspara a infância: algumas considerações sobre o final do século XX |
Maria Eunice França Volsi |
Turma 32
|
aluno |
titulo |
orientador |
|
ADRIANA COUTINHO |
Reflexões sobre a Pedagogia Empreendedora na Educação Básica |
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho |
|
AMANDA KOERNER |
A formação humana sob a lógica alienante do capital: apontamentos sobre as controvérsiase limites das políticas educacionais no Brasil Contemporâneo |
Ademir Quintilio Lazarini |
|
AMANDA MOREIRA DE CARVALHO |
Solange Franci Raimundo Yaegashi
|
|
|
ANA PAULA DOS SANTOS VIANA |
Universidade medieval no século XIII: um estudo de suas origens sob o olhar da historiografia francesa |
Terezinha Oliveira |
|
ANDRÉA DO NASCIMENTO SENA |
Gênero, sexualidade e mídia: o que se aprende nos programas infantis? |
Eliane Rose Maio |
|
ANDRESSA FERNANDA DA SILVA |
O luto e o processo de aprendizagem na infância: reflexões iniciais |
Celma Regina Borghi Rodriguero |
|
ÂNGELA ALINE DE MELO AMARAL |
A importância histórica dos testes ABC para o processo de alfabetização |
Maria Cristina Gomes Machado |
|
ANGELIKA DE SOUZA SAMPAIO TEIXEIRA |
Reflexões acerca do processo de aquisição da escrita e da leitura no 1ª ano de EnsinoFundamental de nove anos |
Janira Siqueira Camargo |
|
BRUNA DE SOUZA SANTOS |
A atuação do pedagogo na ambiência hospitalar: limites e perspectivas |
Celma Regina Borghi Rodriguero
|
|
CRISLENE DE SOUSA LUCAS
|
Mafalda e Aristóteles: algumas aproximações no campo educacional brasileiro |
Terezinha Oliveira
|
|
CRISTINA BEGNOSSI LOPES DE MELO |
Solange Franci Raimundo Yaegashi |
|
|
ERICA KÁTIA DE SOUZA EUPHRASIO |
Terezinha Oliveira |
|
|
ERICA PRISCILA AZEREDO DA ROCHA |
O perfil do aluno de pedagogia: uma leitura do Relatório Síntese do ENADE 2005 da área de Pedagogia |
Ruth Izumi Setoguti |
|
FERNANDA DE CARVALHO POLONIO |
A formação de professores para a educaçãoinclusiva nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá
|
Tânia dos Santos Alvarez da Silva |
|
FRANCIELLE DIOGO DE SOUZA |
Ana Maria Machado: contribuições e aprendizado no trabalho com a literaturainfantil |
Marta Chaves |
|
GEISA MARI GASPAROTTO |
Pedagogia Hospitalar: a literatura infantilcomo elemento de mediação no desenvolvimento da criança hospitalizada
|
Celma Regina Borghi Rodriguero |
|
IVONE RIBEIRO DA SILVA |
A contação de história e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem |
Heloisa Toshie Irie Saito |
|
JOICE EVELLYN ALVES TASCA |
A homofobia e a aprendizagem: desafios e questionamentos na educação escolar |
Eliane Rose Maio
|
|
JOSIANE SCHINAIDER COSTA |
A literatura como instrumento educativo na Revolução Francesa: algumas lições para a prática pedagógica dos nossos dias |
Terezinha Oliveira |
|
LARISSA SAYUMI FRANCISCO |
O papel da atividade lúdica para o desenvolvimento infantil: contribuições de Elkonin |
Marta Suely de Faria Sforni |
|
LAYS LIDIANE MOREIRA DA COSTA |
Aspectos históricos da educação: uma proposta de reflexão sobre a função das instituições para crianças pequenas |
Marta Chaves |
|
LUCIMARA JOSÉ FERNANDES |
Habilidades em leitura: um estudo sobre desempenho de estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Aluno (PISA) de 2006 |
Ruth Izumi Setoguti |
|
MARIANA CAMAROTTO RODRIGUES |
Maria Cristina Gomes Machado |
|
|
MEIRE ALVARASINI DE ARAUJO |
Divórcio parental, depressão infantil e dificuldades de aprendizagem |
Solange Franci Raimundo Yaegashi |
|
OLIVIA DA SILVA PIRES |
Contribuições do ato de contar histórias na educação infantil para a formação do futuroleitor
|
Heloísa Toshie Irie Saito |
|
OSMAR NASCIMENTO DE OLIVEIRA |
Nerli Nonato Ribeiro Mori |
|
|
PRICILA SANTANA HIRAI |
O desenho para formação da criança na perspectiva de Celestin Freinet |
Maria Cristina Gomes Machado |
|
RENATA RHARIADINYS ROCHA DE OLIVEIRA |
Eliane Rose Maio |
|
|
SHEYLA HUNDZINSKI E SILVA CAMARGO |
Célio Juvenal Costa |
|
|
SOLANGE MENDONÇA DA SILVA |
A importância de estudos e pesquisas sobre gênero e diversidade sexual na educação |
Eliane Rose Maio
|
|
STEPHANIE CAROLINA BENÍCIO DOS SANTOS |
Infância: algumas considerações iniciais sobre moda e mídia
|
Luzia Marta Bellini |
|
SUELY APARECIDA GABIATTI CELINI |
A brincadeira na educação infantil
|
Sheila Maria Rosin
|
|
SUZANA APARECIDA DE SANTANA |
Pedagogias do vestir e moda infantil:contribuições da zig-zig-zaa para a alfabetização e para a formação das identidades de gênero |
Ivana Guilherme Símili |
|
SUZI MARIA NUNES CORDEIRO |
As implicações do TDA/H na aprendizagemescolar e desenvolvimento de crianças de seis a doze anos
|
Solange Franci Raimundo Yaegashi |
|
VILMA GOMES DE LIMA |
O desafio de ser letrado na Idade Média: uma leitura de Christine de Pizan |
Terezinha Oliveira |
